Em Mato Grosso do Sul, órgãos dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, já estão se programando para que seus servidores não percam os jogos da , por meio de reduções ou mudanças no horário de expediente.

Os jogos da primeira, segunda e terceira rodada estão programados para este domingo, 17 (Brasil x Suíça, 14h), para o dia 22 de junho (Brasil x Costa Rica, 8h), e para o dia 27 de junho (Brasil x Sérvia, 14h).

Confira a seguir como os jogos afetaram os horários dos diferentes órgãos públicos do Estado e de , lembrando que todos os horários informados são os horários locais dos jogos:

Executivo

Governo do Estado: Os servidores que não trabalham com serviços essenciais serão liberados manhã do dia 22 de junho, trabalhando das 13h às 17h30. No dia 27 de junho, quando o jogo ocorre à tarde, os servidores trabalharão das 7h30 às 12h.

Prefeitura de Campo Grande: Na capital, os servidores municipais que também não atuem em serviços essenciais, irão entrar no expediente às 13h nos dias de jogos pela manhã, e serão liberados às 12h em dias de jogos durante a tarde. Entretanto, as horas não trabalhadas deverão ser objeto de compensação, sob pena de desconto na remuneração.

Legislativo

Câmara Municipal: Segundo a assessoria de comunicação da Câmara de Campo Grande, não houve e não haverá redução de expediente para os servidores da Casa nos dias de jogos do Brasil.

Assembleia Legislativa: Conforme ato da Mesa Diretora, em dias em que os jogos ocorrerem pela manhã, haverá expediente das 13h às 18h. Nos dias que os jogos se iniciarem de tarde, o expediente vai das 7h às 13h.

Justiça

Tribunal de Justiça: A Justiça Federal, que atua com expediente apenas de tarde, irá inverter os horários em dias que os jogos ocorrerem no período vespertino. Nesses dias, os servidores trabalharão das 7h às 13h, em todos os Fóruns.

Ministério Público Estadual: O MP-MS também decretou horário reduzido nas primeiras rodadas. No dia 22, o órgão terá expediente das 12h às 18h, enquanto no dia 26, será das 8h às 12h.

Defensoria Pública: A DPGE informou que na semana que vem irá decidir se os servidores serão liberados no dia dos jogos ou se haverá flexibilização de horário. A decisão será comunicado por meio de ato interno. 

Tribunal de Contas do Estado: O TCE instituiu diferentes expedientes para cada horário dos jogos. Quando os jogos se iniciarem às 8h, o expediente vai das 12h às 18h; quando ocorrerem às 10h, vai das 14h às 18h; quando ocorrerem às 11h, vai das 15h às 18h; e quando ocorrerem às 14h, vai das 7h às 13h.

Órgãos federais

Ministério Público Federal: O MPF seguiu o modelo do TCE: quando os jogos se iniciarem às 8h, o expediente vai das 12h às 19h; quando começarem às 10h, vai das 13h às 19h; e quando forem às 14h, os servidores trabalharão das 7h Às 13h. Em caso de prorrogação e pênaltis, o órgão ainda autorizará o atraso de até 1h.

Justiça Federal: A Justiça Federal informou que também terá horários diferenciados, porém, em ligação à Vara de Campo Grande, a servidora que atendeu não soube informar qual serão as mudanças de horários.

 

ERRATA: Matéria editada às 14h34 para correção de informação. Ao contrário do que noticiamos a Defensoria Pública NÃO determinou que os servidores terão flexibilidade de horário nos dias de jogos da Seleção Brasileira. Na verdade, o tema ainda será discutido internamente e a decisão comunicada em ato interno.