A prefeitura de Ponta Porã obteve prejuízo de R$ 1 milhão após um incêndio criminoso atingir e destruir totalmente uma escavadeira New Holland, de propriedade municipal. A máquina estava estacionada em uma área particular emprestada, no bairro São Thomaz, pois vinha sendo utilizada na manutenção de obras das estradas rurais, pontes e distritos do município.
O prefeito, Hélio Peluffo, e o secretário de obras, André Manosso, registraram boletim de ocorrência quanto ao fato e um inquérito foi insaturado para apuração dos detalhes. Aparentemente, gasolina foi utilizada para dar início ao fogo, contudo, a polícia ainda realizará perícia, no local e na máquina, para confirmar a causa.
A escavadeira passou por reformas ano passado e um dispositivo de segurança contra curtos-circuitos foi instalado, eliminando a possibilidade como causa do incêndio. Além disso, a máquina foi a única incendiada, mesmo havendo outros maquinários particulares do lado, fato que aumenta a desconfiança quanto ao ato ter sido criminoso.
Segundo o prefeito, que lamentou o acontecido, a escavadeira está incorporada ao setor de infraestrutura e auxiliava os trabalhos no setor, que requerem grande esforço. A destruição da ferramenta, além de atrasar as obras e serviços públicos, prejudicou o tesouro municipal.