A partir desta quinta-feira (3) as crianças já podem ser imunizadas com a pentavalente nas 66 unidades básicas de saúde (UBS e BSF), os postos de saúde dos bairros de . De acordo com a (Secretaria Municipal de Saúde), os pais ou responsáveis devem procurar a UBS ou UBSF mais próxima da residência para se informar. As unidades vacinam de segunda a sexta-feira das 7h15 às 10h45 e das 13h às 16h45.

A vacina pentavalente estava em falta na Capital, desde fevereiro, e começou a ser distribuída nas unidades básicas de saúde na quarta-feira (2), após o Ministério da Saúde encaminhar 5 mil doses à Capital. Conforme a Sesau, A cerca de 1.180 crianças por mês deixaram de receber a imunização. A vacina é destinada para crianças com 2, 4 e 6 meses de idade.

O Ministério da Saúde informou ao Município estar normalizando o abastecimento da vacina, porém, não há previsão para recebimento de outro quantitativo para completo abastecimento das unidades da Sesau.

Vacina da

A vacina contra a gripe está disponível em 68 pontos, em Campo Grande. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). As salas de imunização estão abertas para atender a população do grupo de risco estabelecido pelo Ministério da Saúde para receber a dose da vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul: (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Confira os locais

66 Unidades de Saúde da Atenção Básica (UBS e UBSF), das 7h15 às 10h45 e das 13h às 16h45.

4 unidades funcionam das 7h15 às 16h45 (sem intervalo para almoço) de segunda a sexta-feira: CRS Nova Bahia, e Tiradentes, e UBS Coophavila.

Finais de semana e feriados: CRS Nova Bahia, CRS Aero Rancho, e CRS Coophavila, das 7h15 às 16h45.

Trailer na Praça Ary Coelho: até 18 de maio, sem intervalo para almoço (exceto domingos).

Clínica Escola Integrada da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) também disponibiliza a vacina contra a gripe e vacinas para o público adulto.

Quem deve se vacinar agora?

Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; os povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior, devem receber as doses.

Documentos necessários

Para receber a dose, todos os indivíduos do grupo de risco devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na Sesai.