Não esqueça de olhar para o céu nesta noite: tem eclipse, cometa e lua cheia

Se não chover, é claro!

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Se não chover, é claro!

Os dias e noites têm sido de pancadas de chuva em Campo Grande, mas se São Pedro, o santo guardião da chuva, ou Zeus, o deus grego dos raios, trovões e chuvas deixarem, o céu desta sexta-feira (10) pode ser um espetáculo. A lua vai estar cheia, haverá a aproximação de um cometa e o eclipse penumbral da lua. 

A passagem do cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova é um dos eventos astronômicos mais esperados do ano. O corpo celeste volta passar perto da Terra, ficando a “apenas” 12 milhões de km do nosso planeta. Devido ao aquecimento do núcleo provocado pela radiação solar e a liberação do gás dicarbono (C2), o 45P tem uma coloração esverdeada.

A distância é suficiente para ser visto a olho nu em locais com pouca luz. Mas, o melhor mesmo, é utilizar um telescópio ou binóculos. O corpo celeste só deve surgir no horizonte, cerca de uma hora antes do nascer do Sol. A próxima passagem do 45P ocorrerá em 2022.

Na noite de sexta-feira para sábado, ocorre o eclipse penumbral da Lua, ou seja, o satélite passa pela zona de transição entre a luz e a sombra. A Lua começa a entrar na penumbra da Terra por volta das 19 horas (horário de MS). O satélite não deve ficar encoberto, apenas escurecido. 

Conteúdos relacionados