Estas sete dicas vão dar mais elegância, beleza e aconchego a sua ceia de Natal

Harmonizar cores e reaproveitar o que já se tem estão entre as possibilidades

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Harmonizar cores e reaproveitar o que já se tem estão entre as possibilidades

O Natal, por diversas razões culturais, costuma ser o ponto alto das reuniões familiares brasileiras a cada ano. Avôs, avós, tios, tias, primos, primas e agregados – todos em torno da mesa farta de boa comida, celebrando o nascimento de Jesus. E para valorizar um momento tão importante, a decoração natalina à mesa precisa fazer jus à ocasião, não é?

Organizar uma mesa natalina para deixá-la mais charmosa para a ceia não é difícil e nem sai caro se atentarmos a alguns detalhes, como harmonização de cores, objetos e reaproveitamento de itens. Separamos algumas dicas para inspirar você. Confira!

 

Escolha as cores

Não é porque é natal que você precisa investir apenas no vermelho e dourado, muito embora sejam as cores mais fáceis de combinar à mesa. Porém, quem quiser investir na ‘ousadia’ e fugir dessa paleta de cores pode dar um charme a mais na sua decoração na hora de combinar os jogos americanos, pratos, guardanapos e a decoração. Porém, atente para cores que se harmonizam entre si. Já demos algumas dicas AQUI.

(Reprodução/Pinterest)

.

Invista nas velas e flores à mesa

Uam iluminação mais discreta, complementada por velas de vários tamanhos certamente vai deixar sua mesa mais elegante durante a ceia. Uma possibilidade é intercalar os objetos com outras decorações natalinas, como bolas e flores desidratadas (ou as vivas, mesmo!). A gente já falou de velas AQUI.

(Reprodução/Pinterest)

 

.

Reaproveite

Não é preciso ter utensílios de prata para ter uma mesa bem colocada e charmosa. Garrafas vazias, taças e outros elementos podem fazer a função de castiçais, por exemplo. As cortiças também podem compor a mesa e até mesmo a chita, aquele tecido simplinho e baratinho, está em alta nas decorações natalinas, principalmente os tecidos com motivos tropicais. Já pensou em fazer os guardanapos com esses motivos florais da chita? Demos algumas dessas dicas AQUI, AQUI e AQUI.

(Reprodução/Pinterest)

 

.

Troque a sala de jantar pela área externa

Com cozinhas cada vez menores, as casas brasileiras já não conseguem comportar confortavelmente um grande número de pessoas. A saída, portanto, é recorrer a outros espaços para a realização de eventos com número maior de pessoas. Como a área externa da sua casa. Já pensou em transferir temporariamente a mesa de jantar para lá, onde todos vão ficar mais confortáveis e onde provavelmente estará mais fresco? Demos dias sobre área externa AQUI.

(reprodução/Pinterest)

 

.

Fotos da família

Atualmente, a impressão de fotos costuma ser mais barata que nos tempos de revelar filmes fotográficos. Já pensou que bacana escolher uma parede da sua casa, próximo à mesa, para celebrar a família com imagens de vocês? Todos iriam se sentir homenageados e prestigiados durante a ceia e cá entre nós, é isso o que mais importa no Natal, não é?

(Reprodução/Pinterest)

 

.

Sirva à americana

Como as mesas são pequenas e o número de familiares costuma exceder seis pessoas, que tal servir à americana? Funciona assim: a comida é deixada num buffet ou balcão e as pessoas se servem à vontade e sentam na mesa, que terá mais espaço para reunir mais gente. Melhor que disputar espaço na mesa que já estará repleta de comida, inclusive aquele peru enorme. Que tal?

(Reprodução/Pinterest)

.

Respeite suas tradições

Mas, de que adianta investir seu tempo em ter sua mesa toda enfeitada se basicamente esse não é o estilo da sua família? Se no fim das contas sempre vai alguém sentar no sofá, comer em pé, ir pra varanda com o prato na mão? Não adianta forçar a barra e ter um espaço lindo que não vai ser valorizado ou apreciado. Não se esqueça que o importante dessa data é ficar com a família, celebrar a união, o amor. Então, na dúvida, prepare o espaço para a maneira como tradicionalmente sua família gosta de se reunir. Nada de forçar a barra, ok?

Conteúdos relacionados