‘Carmelianos’ comemoram 50 anos de fundação com música, futebol e feijoada

População ganha festa em homenagem a bairros

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

População ganha festa em homenagem a bairros

Música, futebol, feijoada, apresentação de Taekwondo e exames rápidos. É assim que, neste domingo (30), a comunidade ‘Carmeliana” – como chamam entre si os moradores do Santa Carmélia – comemora com os vizinhos do Manoel Taveira os 50 anos de ambos os bairros, situados na região oeste de Campo Grande, porém, apesar da celebração, nenhum deles foi fundado em 30 de julho.

Segundo Luiz Felipe Barboza, presidente da Associação de Moradores do Santa Carmélia, a data da comemoração, que acontece desde às 9 horas de hoje, foi escolhida de forma aleatória.

O Manoel Taveira – mais velho entre os dois bairros –  foi fundado no dia 30 de abril de 1967. Já O Santa Carmélia surgiu 31 dias depois, em 31 de maio. “É assim que estão registrados no cartório”, explica o presidente da Associação de Moradores.Presidente da Associação de moradores revela nome do Bairro

Luiz Felipe também afirma que o Santa Carmélia não existe oficialmente, afinal, a região tem outro nome que, segundo ele, também não é o primeiro pensado pelos fundadores quando a área foi loteada.

“No início os fundadores chamavam de Santa Amélia, mas esse já era o nome de outro bairro, então batizaram de Santa Camélia, mas todos começaram a chamar de Santa Carmélia e ficou assim, mas no cartório é Santa Camélia mesmo”, explica.

Camélia ou Carmélia, o que importa para o presidente do bairro é a forma como a região se desenvolveu nos 50 anos de fundação, o que inclui também o Manoel Taveira. Juntos os dois bairros abrigam 1.500 famílias.  “Temos escolas, Centro de Educação Infantil, unidade de saúde, uma infraestrutura excelente”, vangloria Luiz Felipe.

Já o diretor de gestão democrática da Planurb (Instituto Municipal De Planejamento Urbano), Emir Milas, afirma que em reuniões do Plano Diretor, a população destaca a necessidade de área de lazer.

Evento reuniu moradores da região

“O bairro é beneficiado com asfalto, rede de esgoto, escola, creche, mas nunca é o bastante. A maior reivindicação é a implantação de uma praça, de uma área de lazer, academia ao ar livre. É isso que a população quer”, afirma.

Segundo o diretor de gestão democrática da Planurb, no momento não há nenhum projeto que atenda aos pedidos da população, no entanto, a previsão é de que ações comecem até julho de 2018, ou seja, em um ano.

O evento, que reuniu pouco mais de 100 moradores, começou às 9 horas e segue até as 17h30.

No futebol foi 7 a 1 para o Manoel Taveira

Conteúdos relacionados

rotativo