Vírus rouba mais de 10 mil senhas do Facebook em 48 horas; Brasil lidera lista

Malware acessa dados do usuário por meio de um link

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Malware acessa dados do usuário por meio de um link

Um novo golpe já fez mais de 10 mil pessoas terem suas contas invadidas no Facebook em apenas 48 horas. O maior número de vítimas está no Brasil, com 37% delas, de acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky Lab.

O jornal mineiro O Tempo informa que o malware (arquivo malicioso) ataca por meio de um link, que aparece em uma notificação, dizendo que um amigo mencionou a vítima em um comentário de uma postagem.

Quando a pessoa clica no link, primeiramente o usuário recebe um trojan, que instala outra versão do Google Chrome no computador ou smartphone. Em seguida, os invasores conseguem acessar os dados da conta da vítima.

Como evitar cair em golpes

Vírus rouba mais de 10 mil senhas do Facebook em 48 horas; Brasil lidera listaO malware altera as configurações de privacidade da conta do usuário, extrai dados pessoais, envia spam, além de curtir e compartilhar links sem a autorização do proprietário da conta, sempre com conteúdo fraudulento e com intuito de espalhar mais malwares.

Para evitar que esse tipo de incidente ocorra, especialistas em informática recomendam a instalação de programas de segurança, mesmo que gratuitos. Além disso, é necessário ter mais cuidado com as redes, prestando atenção ao que se clica. 

A Kasparsky sugere que os usuários infectados façam um escaneamento contra malwares e busquem por extensões suspeitas no Google Chrome.

Conteúdos relacionados