‘Lua Negra’ ocorre nesta noite; saiba mais e não caia em teoria da conspiração

No Brasil, fenômeno será no próximo mês

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No Brasil, fenômeno será no próximo mês

O evento lunar ‘Lua Negra’, que segundo os astrônomos nem é considerado tão raro assim, ocorrerá na noite desta sexta-feira (30) no hemisfério norte. Pelo nome, o fenômeno assusta algumas pessoas e até teoria da conspiração sobre o apocalipse é levantada. No hemisfério sul o fenômeno só vai ser observado na noite dia 30 do próximo mês, coincidentemente, na véspera do Halloween ou Dia das Bruxas. 

Mas, calma! A Lua Negra nada mais é do que a segunda lua nova em um mesmo mês. E, não, o satélite natural da Terra não vai mudar de cor. Na verdade, embora o fenômeno tenha ganhado popularidade na internet, nada vai mudar no céu.

As ‘coisas’ no universo vão estar no mesmo lugar de sempre e, uma vez que a lua estará em sua fase nova, o evento não será propriamente visível, já que o lado iluminado da lua estará invisível para a Terra.

O fenômeno não é considerado tão raro, pois, costuma acontecer a cada 32 meses no ocidente. A última vez que foi registado, foi em 2014 e deve voltar a acontecer em 2019. Normalmente, as luas novas ocorrem apenas uma vez por mês, mas por conta do ciclo, de 29,5 dias da lua, alguns meses podem ter duas novas luas: uma no início e outra no o fim. 

Conspirações

Uma reportagem da National Geographic explica que a Lua Negra pode ser entendia como a ‘gêmea má’ de da “Lua Azul”, que é a ocorrência de uma segunda lua cheia no mesmo mês. 'Lua Negra' ocorre nesta noite; saiba mais e não caia em teoria da conspiração

Astrologicamente, a Lua Negra também ganhou diversos significados, sendo associada à Lilith, um lado secreto e obscuro de nossa personalidade. O site Sputinik Brasil trouxe a relação da Lua Negra com outra atividade celestial este mês: “o primeiro dia de setembro trouxe o eclipse solar “anel de fogo”, onde a lua se alinhou com a Terra e o Sol acima da África. Estes sinais estão nos dizendo que Jesus está vindo em breve. Estamos nos aproximando do fim do nosso mundo e do fim da vida na Terra para todos os seres humanos. Todos os dias, nós temos que nos aproximar mais de nosso salvador Jesus Cristo. Porque ninguém pode escapar do que está chegando para a Terra”. 

Conteúdos relacionados

reporter condenada record xingar vitima enchente