De 36,5 mil crianças cadastradas, apenas 6,5 mil são adotadas
Especialistas comentam os motivos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Especialistas comentam os motivos
Hoje, no Brasil, 36,5 mil crianças vivem em instituições de acolhimento, ou estão na fila à espera de uma família que as adote. Dentre elas, 6.567 estão aptas à adoção, segundo reportagem da rede BBC. O número de famílias que estão nas filas para adotar crianças é de 35.571, ou seja, a média é de cerca de seis adotantes para cada criança.
Mesmo com o número de pretendentes à adoção muito maior do que o de crianças para serem adotadas, dois fatores são apontados pela matéria como cruciais para que o número de adoções seja baixo. O primeiro deles é o fato de que o perfil pretendido não costuma ser o mesmo da maioria das crianças nas filas. Enquanto 81% das crianças têm entre seis e 17 anos, o que 84% dos pais querem são filhos de até cinco anos.
O segundo motivo seria a falta de estrutura das instituições públicas brasileiras. Muitas varas da Infância não possuem equipe de juízes, psicólogos e assistentes sociais o suficiente para que a demanda seja suprida, fazendo com que muitos processos de adoção deixem de acontecer.
Em entrevista ao portal, o presidente da Comissão Especial de Adoção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Antônio Carlos Berlini, declara que os pais que mais demoram para adotar são os que exigem muitos detalhes nos perfis. “Quanto mais o pretendente restringe o perfil da criança, mais tempo vai levar na fila de espera”, aponta.
Novos avanços
Na mesma matéria, a presidente da Angaad (Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção) diz que “a legislação prevê revisão da situação da criança de seis em seis meses. Muitas delas, no entanto, ainda não foram destituídas por falta de pessoal para emitir o laudo”.
Nos últimos cinco anos, houve mudanças positivas em relação às porcentagens. Em 2011, 17% dos pretendentes eram a favor de levar irmãos, número que pulou para 30%. Na época, 38% só aceitavam crianças brancas, e o número hoje diminuiu para 22,6%.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.