Vídeo: PMA pede para população não alimentar animais silvestres na Capital

 PMA recolhe em média oito animais silvestres por dia na Capital  

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 PMA recolhe em média oito animais silvestres por dia na Capital

 

A PMA (Polícia Militar Ambiental) divulgou nesta sexta-feira (9) que recolhe diariamente, em média, oito animais silvestres que entram em áreas urbanas de Campo Grande. De acordo com a nota da PMA, que atua há 28 anos no Estado, uma viatura e uma equipe preparada são disponibilizadas por dia para realizar o trabalho de captura dos animais.

Os animais capturados pela polícia são encaminhados ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e, quando reabilitados, voltam para a natureza. A PMA orienta à população para que continue acionando a Unidade. Por conta da grande quantidade de ocorrência, pede um pouco de paciência e compreensão, pois às vezes, pode demorar um pouco, especialmente, se o animal estiver contido, pois a equipe elege as prioridades, em conformidade com cada caso.

A polícia orienta ainda, para que não se aproxime e nem deixe crianças se aproximarem especialmente dos animais que ofereçam riscos, como os grandes mamíferos e animais peçonhentos, pois, ao sentirem-se acuados podem atacar, no intuito de defesa.

Outra orientação da PMA é que a população não alimente os animais silvestres. De acordo com o Major Queiroz, o animal se acostuma em não procurar mais comida e entra nas residências atrás de alimentos. “Os ambientes, as reservas, tem capacidade para alimentar a população de animais que vive ali. Quando você começa alimentar uma determinada espécie ela vai se reproduzir mais e isso causa um desequilíbrio em relação às demais espécies”, declarou Queiroz.

Para o Major a população campo-grandense tem que se acostumar com os animais e não alimenta-los. “É comum em nossa cidade, por causa dos parques e das resevar, uma grande quantidade de animais próximos às áreas urbanas, o campo-grandense tem que se acostumar e principalmente, não alimentar os animais”, concluiu.      

Confira o vídeo da PMA capturando uma capivara:

Conteúdos relacionados