Condições climáticas podem ter favorecido a proliferação do fungo

Produtores de a 325 quilômetros de registraram o primeiro caso de Ferrugem Asiática, doença provocada pelo fungo “Phakopsora pachyrhizi”, presente nas folhas e que representa ameaça ao plantio pela facilidade de reprodução.

A pesquisadora Fundação Chapadão, Alexandra Botelho, informou que as folhas que apresentaram a doença em dezembro de 2014, foram encaminhadas por técnicos e que as primeiras aplicações com fungicidas já foram realizadas na região onde a doença foi detectada.

O diretor e pesquisador da Fundação, Edson Borges, já havia aletrado os produtores sobre a probabilidade do desenvolvimento do fungo, devido ao tempo quente e úmido, que propicia a proliferação da ferrugem asiática.

O monitoramento do fungo deve ser intensificado, no entanto, para evitar a doença o produtor deve seguir algumas recomendações como: usar misturas comerciais formadas por dois ou mais fungicidas; não utilizar mais que duas aplicações do mesmo produto em sequência; utilizar no máximo duas aplicações dos produtos contendo SDHI por cultivo; evitar aplicações em alta pressão e incluir todos os métodos de controle de doenças dentro do programa de manejo integrado.

Outras regiões do país já detectaram a presença do fungo nos plantios e os produtores devem ficar em alerta por conta da possibilidade da perda do plantio.