Preço da cerveja e do refrigerante deve subir no primeiro semestre
Setor deve sofrer aumento de 10% na carga tributária cobrada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Setor deve sofrer aumento de 10% na carga tributária cobrada
O preço de refrigerantes e cervejas deve subir com a implementação da lei N° 13.097/14, que altera o modelo de cobrança de tributos de bebidas frias. A medida foi sancionada no último dia 22 pela presidente Dilma Rousseff e deve beneficiar as pequenas empresas do setor, que comercializam produtos como chás, água e sucos, além dos refrigerantes e cervejas. A lei entra em vigor no dia 1º de maio deste ano.
Na avaliação do presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Alfrebras), a lei pode aumentar em 5% o preço final das bebidas para o consumidor. Já o setor deve sofrer aumento de 10% na carga tributária cobrada.
Com as mudanças, a tributação deixa de seguir um modelo misto para se basear em um modelo ad valorem, com os impostos incidindo sobre o preço que o produto é comercializado pelo fabricante. Isso significa que quanto mais caro o produto for vendido, mais impostos serão cobrados a esses fabricantes. Seria uma tentativa de equilibrar a indústria, privilegiando empresas regionais que sofriam uma carga tributária de até 45% com o modelo anterior.
A cobrança de PIS/Pasep será de 2,32% e a de Cofins, de 10,68%. O IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) será de 6% para as cervejas e de 4% para as outras bebidas.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Paulo Petroni, as novas regras também podem trazer benefícios. “É um modelo menos burocrático. Vai possibilitar que as empresas planejem mais porque elas vão saber com antecedência quanto vão pagar de impostos”, explicou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.