Eclipse total da Lua com fenômeno superlua vai poder ser visto de todo o Brasil
Fenômeno da superlua tornará esse eclipse ainda mais especial
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fenômeno da superlua tornará esse eclipse ainda mais especial
O eclipse total da Lua será visto em todo o Brasil no dia 27 de setembro. O fenômeno começa às 22h07 (horário de Brasília), com a Terra projetando sua sombra sobre a Lua. Às 23h11, ela estará totalmente encoberta, permanecendo assim por mais de uma hora. Astrônomos explicam que o eclipse ocorre quando a Lua, em sua órbita ao redor da Terra, atravessa a sombra da Terra, se “escondendo” da luz do Sol por algumas horas.
Mas outro fenômeno, o da superlua, tornará esse eclipse ainda mais especial. Ele ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra. No domingo, a distância entre a Terra e a Lua será de 356 mil quilômetros. Além disso, por um efeito do Sol sobre a atmosfera da Terra, durante o eclipse, a Lua ficará avermelhada, fenômeno conhecido como Lua vermelha ou de sangue.
“O eclipse ocorre quando há o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. No domingo, esse fenômeno vai ocorrer no momento em que a Lua estará mais próxima da Terra. Por isso, chamamos de superlua”, explicou o pesquisador do Observatório Nacional (ON/MCTI) Carlos Veiga.
Veiga participou do desenvolvimento de um programa do ON que promete facilitar a compreensão dos fenômenos astronômicos. O site Astro (http://daed.on.br/astro) oferece um conjunto de ferramentas para entender e acompanhar as posições do Sol e da Lua. Nele, é possível, por exemplo, fazer simulações de eclipses e observar a sombra da Terra projetada sobre a Lua.
Mas para ver o eclipse lunar a olho nu, uma boa notícia. Segundo a pesquisadora do ON Josina Nascimento, o eclipse da superlua pode ser facilmente observado em qualquer lugar do Brasil. “A Lua vai estar bem no alto, porque, a Lua cheia nasce quando o Sol se põe. Então, em torno de meia-noite ela estará no alto. É impossível não ver. Todo mundo vai poder ver o eclipse total da lua.”
#MeuEclipse
O MCTI criou uma campanha para que as pessoas possam compartilhar sua experiência durante o eclipse. Para participar, é só publicar sua experiência (em foto, vídeo ou texto) no Twitter usando a tag #MeuEclipse. Todas as colaborações serão reunidas em um mapa da Brasil interativo disponível em www.sintonizeciencia.com.br. A ação chama atenção para os princípios científicos envolvidos no fenômeno e tem o objetivo de promover a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no País todo entre 19 a 25 de Outubro com o tema Luz, Ciência e Vida.
(Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Polícia prende homem e fecha entreposto de drogas em Dourados com quase 1 tonelada de maconha
Ação foi realizada pela PRF com o apoio de agentes do SIG
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.