Depois de 33 anos, Campo Grande reúne lideranças da arquitetura nacional

Profissionais farão visitas técnicas, entre elas ao Aquário do Pantanal.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Profissionais farão visitas técnicas, entre elas ao Aquário do Pantanal.

A capital sul-mato-grossense será sede de uma das mais importantes reuniões promovidas por lideranças da Arquitetura e Urbanismo nacional. De 21 a 24 de janeiro, das 8h às 18h, no Novotel, cerca de 250 representantes das diretorias nacional e regionais dos Institutos de Arquitetos do Brasil (IAB) participarão da 147ª Reunião do Conselho Superior do IAB – COSU Miguel Pereira.  Após 33 anos, esta é a primeira vez que o Mato Grosso do Sul sediará uma reunião do COSU. A única foi realizada em 1982.

A reunião em Campo Grande, promovida pelo IAB-MS, marcará também as comemorações de 94 anos de criação do Instituto de Arquitetos do Brasil. De acordo com o arquiteto e urbanista Carlos Lucas Mali, vice-presidente do IAB Nacional da região Centro-Oeste e representante sul-mato-grossense no Cosu, a pauta de discussões é integrada por temas que envolvem, por exemplo, a formação continuada e a prática profissional, inclusive com a organização de premiações de estudantes e profissionais da Arquitetura.

Outro ponto de discussão é a organização do maior e mais importante fórum internacional de arquitetura, o 27° Congresso Internacional de Arquitetos que será realizado pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2020. A candidatura brasileira desbancou dois fortes concorrentes: Melbourne (Austrália) e Paris (França). São esperados cerca de 15 mil arquitetos de todo o mundo, no Rio, para discutir o futuro das cidades.

Além das reuniões que serão realizadas no Novotel, os participantes farão visitas técnicas, na sexta-feira (23), às 14h, para conhecer o projeto e as obras do Aquário do Pantanal, cujo projeto é de autoria do arquiteto e urbanista Ruy Othake, e também o Museu das Culturas

Sobre o IAB – O Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB é a maior Entidade Nacional dos Arquitetos e Urbanistas.  Fundada em 1921 na então capital do país, Rio de Janeiro, tem participado da vida política brasileira promovendo discussões em todos os assuntos sobre as questões urbanísticas e habitacionais das cidades brasileiras. O IAB promove Concursos Públicos de Projetos importantes; o Plano Urbanístico de Brasília foi um deles. O IAB Mato Grosso do Sul foi fundado em 1975 em Campo Grande como IAB MT, antes da divisão do Estado. Foi o único IAB a ser fundado fora de uma capital. Após a criação de Mato Grosso do Sul foi transformado em IAB MS.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos