Para doar sangue, é preciso estar com um documento oficial com foto

Amigos da enfermeira Cristina Zotti, do , estão fazendo uma campanha pela internet, pedindo que seja doado sangue para a mesma, que está com leucemia. De acordo com Fátima Dagher, amiga da enfermeira, são necessárias muitas plaquetas para o tratamento e por isso os amigos estão pedindo doação de sangue.

Segundo Fátima, a campanha é para dar uma força para Cristina, que começou o tratamento há pouco tempo. Para doar sangue é preciso que você esteja com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. No Hospital Regional é possível doar sangue de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h. 

Critérios

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Quem tem 16 e 17 anos precisa estar acompanhado de pai, mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe, pai ou responsável legal assinar, e reconhecer firma da assinatura.

A Hemorrede-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador. O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Ao contrário do que muitos pensam, não se pode doar sangue em jejum.

Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo mínimo de três meses. Após os 60 anos, tanto homens como mulheres devem obedecer o intervalo mínimo de seis meses.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Jornal Midiamax

O leitor enviou as informações ao WhatsApp da redação, no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Jornal Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total anonimato garantido pela lei.