A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) prorroga, mais uma vez, o prazo de vacinação contra a gripe até a próxima sexta-feira (6). O grupo prioritário deve procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Último balanço feito pela Secretaria de Saúde revela que até a última quinta-feira (29), 77,65% da população participou da campanha, com 184.051 pessoas imunizadas. A meta do Ministério de Saúde é atingir 80% das pessoas que se enquadram no grupo prioritário de Campo Grande (MS).

Esta é terceira vez que a Sesau prorroga o prazo da campanha, que começou em 22 de abril de 2014 e terminaria em 9 de maio.

Público-alvo

O público-alvo da campanha são crianças entre 6 meses e 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, também podem se imunizar e devem apresentar prescrição médica quando forem se vacinar. Quem já é cadastrado em programas de controle das doenças crônicas do SUS deve se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina.

Por enquanto, não há previsão se vai ou quando a vacina pode ser liberada para toda a população da Capital. A Sesau afirma que a prioridade é imunizar as pessoas que se encaixam no grupo prioritário.