Neste sábado (31), a partir das 10 horas, no Hipercenter Jardim dos Estados, acontece a abertura oficial da Campanha Lenço Solidário, idealizada por Rosa Mavignier, que visa à arrecadação de lenços e bonés para serem doados a mulheres e homens com câncer, num gesto de força e carinho no momento em que tiverem de raspar os cabelos por conta da quimioterapia.

Os lenços e bonés poderão ser doados pelos clientes, de 31 de maio a 30 de junho, em todas as 13 lojas Comper de Campo Grande. Após a arrecadação, serão entregues à Abrapec (Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer), cuja sede é na Rua General Nepomuceno Costa, na Vila Alba.

O projeto idealizado por Rosa Mavignier teve início quando ela descobriu um câncer no útero e teve de se submeter à quimioterapia. Ela conta que ter de raspar os cabelos foi um momento muito difícil e decidiu fazer um chá virtual de lenços no Facebook. “Veio tanto lenço que nem dei conta de usar, mas essa ação significou muito pra mim, me deu forças”.

A partir de então, Rosa vem divulgando o projeto, que tem ganhado cada vez mais adeptos, como é o caso de Ana Furlan Berrocal, que descobriu que estava com câncer e, muito vaidosa, enfrentou muito sofrimento. No dia em que raspou os cabelos, suas filhas se solidarizaram e colocaram lenços. Imediatamente, parentes de Ana, que moram no interior de São Paulo, postaram fotos com lenços, o que tornou viral a ação.