Termina nesta sexta-feira (10), o prazo de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Ministério da Educação vai selecionar estudantes para instituições públicas de ensino superior com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013.

O IFMS oferece 320 vagas de graduação em sete municípios. São três opções de cursos superiores de tecnologia e uma licenciatura. O edital está disponível na Central de Seleção, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Para concorrer às vagas, o candidato deve ter o ensino médio completo e, obrigatoriamente, precisa ter obtido notas acima de zero nas provas de redação e de todas as áreas de conhecimento do Enem 2013.

A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do Sisu no endereço http://sisu.mec.gov.br/.

Metade das vagas é para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Desse total, há reserva aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

A opção de cotista (beneficiário de ações afirmativas) deverá ser informada no ato da inscrição.

Concorrência – Até a manhã desta quinta-feira (9), o IFMS havia recebido 3.280 inscrições pelo Sisu. A maior procura é para Sistemas para Internet, oferecido no Campus Campo Grande. São 1.031 candidatos inscritos, totalizando 25,77 candidatos/vaga.

A maior nota de corte também é para Sistemas para Internet na capital, com 611,30 pontos para ampla concorrência. O mesmo curso, oferecido em Três Lagoas, aparece em seguida, com a nota de corte 572,88.

A primeira edição do Sisu em 2014 já registrou mais de dois milhões de inscritos em todo o Brasil até o momento. O número supera o total registrado em 2013.

Cronograma – No dia 13 de janeiro, o Sisu deverá divulgar a primeira chamada. Os convocados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro.

A segunda chamada está prevista para 27 de janeiro. Os não selecionados até essa data terão até 7 de fevereiro para se inscreverem na lista de espera.

Caso sobrem vagas, novas convocações poderão ser feitas a partir de 11 de fevereiro.