Sem Categoria

Exposição Literária expõe história e cultura em obras que destacam os 100 da ferrovia NOB

Na próxima sexta-feira (9) a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre a Exposição Literária “Cem anos chegada da ferrovia NOB em Campo Grande”. A mostra faz uma homenagem ao aniversário de inauguração da Ferrovia Noroeste do Brasil, com obras que apresentam detalhes sobre um dos maiores marcos do patrimônio cultural sul-mato-grossense. A […]

Arquivo Publicado em 04/05/2014, às 16h07

None

Na próxima sexta-feira (9) a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre a Exposição Literária “Cem anos chegada da ferrovia NOB em Campo Grande”. A mostra faz uma homenagem ao aniversário de inauguração da Ferrovia Noroeste do Brasil, com obras que apresentam detalhes sobre um dos maiores marcos do patrimônio cultural sul-mato-grossense.


A Exposição vai ser na Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim, e faz parte da programação que celebra o centenário da inauguração da Noroeste. A Biblioteca Pública Estadual colocará em exposição obras regionais que tratam da importância da estrada de ferro como fonte de desenvolvimento da cidade e do Estado.


Uma das obras é o livro Noroeste – Ferrovia do MS, de Marco Rossi, que descreve as dificuldades de comunicação e o isolamento do então Mato Grosso e a idealização da via, através de um traçado histórico que remonta das monções, passa pela Estrada de Ferro Madeira-Mamóre até a chegada da Noroeste em Campo Grande e ramal de Ponta Porã.


Outra obra relevante para a história do Estado é o Álbum Gráfico do Estado de Mato Grosso – tomo II, impresso originalmente na Alemanha em 1914 e organizado por S. Cardoso Ayala e Feliciano Simon, que mostra a importância da vinda da estrada de ferro para o sul de Mato Grosso. Foi a mais importante publicação do gênero durante a primeira metade do século XX.


Serviço: A Exposição Literária “Cem anos chegada da ferrovia NOB em Campo Grande” fica aberta na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim até o início do mês de junho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. A Biblioteca fica no 2º andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa nº 559.


Outras informações podem ser encontradas nos telefones 3316-9161 / 9175 / 9177, ou na página da FCMS


Jornal Midiamax