Uma carreta estacionada em fila dupla causou congestionamento na tarde desta quinta-feira (10), na Rua Artur Jorge, entre as ruas Antônio Maria Coelho e Maracaju, em Campo Grande (MS), e causou indignação entre comerciantes da região. O veículo, que descarregava mercadorias, é do supermercado Extra.

Além do veículo parado em fila dupla, havia duas outras carretas estacionadas nas vagas, que segundo os comerciantes da região, ficam estacionadas durante semanas. “A lei não permite isso no centro. É um absurdo”, reclama um proprietário de comércio da região, que preferiu não se identificar.

De acordo com o empresário, o ocorrido nesta tarde não é novidade e já acontece há anos. “Estamos aqui há 15 anos e desde que eu me lembro é assim. Quando isso acontece para todo o trânsito”. Ele ainda conta que é comum o supermercado estacionar as carretas em todas as ruas que cercam o local. “Um dia desses eles chegaram a estacionar uma das carretas no ponto de ônibus, na rua Antônio Maria Coelho”, conta.

Nesta tarde a carreta ficou estacionada em fila dupla por pelo menos três horas. O comerciante acionou por telefone a Agência Municipal de Trânsito (Agetran) solicitando uma viatura para organizar o trânsito. Mas, até o momento do fechamento desta matéria, nenhuma viatura chegou ao local. “A Agetran fecha os olhos. Se você parar seu carro em qualquer lugar proibido, na hora vem um agente e te multa. Neste caso não ocorre assim”.

A reclamação dos comerciantes, além do tumulto gerado no trânsito, é de que, ao estacionar, mesmo que corretamente, os caminhões ocupam pelo menos oito vagas que deveriam ser destinadas para carros utilitários. “O Extra deveria ter um centro de distribuição mais distante, assim como faz a maioria das grandes redes, e uma veículo menor transportar as cargas até aqui”, reclama.

Prejuízos

Além dos transtornos causados no trânsito, a movimentação de veículos de grande porte no centro da cidade já causou prejuízos para outro proprietário da região. De acordo com o dono de um lava-jato, que também preferiu não se identificar, ao estacionar, uma carreta atingiu a fiação elétrica e arrebentou o fio condutor de energia. “Fiquei sem luz durante uma tarde inteira de sábado, que é quando tenho mais movimento. Perdi pelo menos umas 25 lavagens de carro”.

Procurada pelo Midiamax, a assessoria de imprensa do supermercado Extra garantiu que vai estudar medidas para amenizar a questão.