Os 53 alunos do curso de formação de delegados da Academia de Polícia de Mato Grosso do Sul estão trabalhando nos plantões das Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário- Depacs que funcionam em .

Os futuros delegados estão acompanhando a confecção de boletins de ocorrência e também participando ativamente das atividades durante os trabalhos neste período de carnaval. Este período é contabilizado como para os formandos.

Sem autorização superior para se pronunciar oficialmente, os alunos demonstram empolgação com o de campo. A formatura está programada para dentro de 15 dias e até lá eles pretendem acumular o máximo de experiência possível. A maioria deverá ser lotada em cidades do interior do Estado, notadamente na região de .

O reflexo da participação dos futuros delegados já é sentida na agilidade no atendimento nas delegacias. Os pequenos casos são registrados rapidamente, evitando o acúmulo de pessoas.

Os agentes mais antigos comemoram, a presença dos futuros delegados, pois segundo eles o efetivo está reduzido nos plantões e com os estagiários, o trabalho flui com maior rapidez.