Terenas ocupam propriedade em Miranda

Cerca de 30 indígenas da etnia Terena ocuparam na manhã desta quarta-feira (09), a chácara Boa Esperança, localizada no Km 559 da BR 262, em Miranda, distante 202 quilômetros de Campo Grande.  No local, funciona a empresa Trator Mil, de propriedade de Ernesto Milani. De acordo com o empresário, a ocupação foi pacífica e os […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cerca de 30 indígenas da etnia Terena ocuparam na manhã desta quarta-feira (09), a chácara Boa Esperança, localizada no Km 559 da BR 262, em Miranda, distante 202 quilômetros de Campo Grande.  No local, funciona a empresa Trator Mil, de propriedade de Ernesto Milani. De acordo com o empresário, a ocupação foi pacífica e os índios não agiram de forma agressiva.

Segundo ele, os indígenas pertencem à aldeia Moreira, vizinha da propriedade de 12 hectares e entraram na fazenda às 5h, onde estava apenas o caseiro. No momento, cerca de 100 índios já estão na propriedade.

Milani afirma que chegou a se articular com outros proprietários da região para tirar os índios a força do local. “Chegamos a pensar nesta decisão drástica, por que as autoridades não se preocupam”, alega. Porém, o empresário voltou a traz e decidiu entrar com o pedido de reintegração de posse.

A assessoria de imprensa da Funai (Fundação Nacional do índio) informou que a área é referente a terra indígena Pilad Rebuá que está com processo de identificação e delimitação em andamento. De acordo com a assessoria, as providencias para finalizar os estudos já foram tomadas.

De acordo com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), esta é a 68ª propriedade ocupada por indígenas em Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos