Sem Categoria

Saúde alerta sobre risco de acidente por animais peçonhentos

Nos meses de verão, cresce o risco de acidentes por animais peçonhentos em relação aos demais meses do ano. O aumento ocorre, entre outros motivos, pela maior pluviosidade do período, quando os animais costumam procurar abrigo em locais secos, como as residências, e pela maior exposição da população a situações de risco, como caminhadas em […]

Arquivo Publicado em 24/01/2013, às 14h01

None
1050427921.jpg

Nos meses de verão, cresce o risco de acidentes por animais peçonhentos em relação aos demais meses do ano. O aumento ocorre, entre outros motivos, pela maior pluviosidade do período, quando os animais costumam procurar abrigo em locais secos, como as residências, e pela maior exposição da população a situações de risco, como caminhadas em trilhas, cachoeiras e praias.


Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia recomenda alguns cuidados a serem tomados para se evitar acidentes com animais peçonhentos, e informa o que deve ser feito em casos de acidentes.


Em locais ou situações de risco de acidentes por animais peçonhentos terrestres (serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, lagartas), como matas, trilhas, áreas com acúmulo de lixo, serviços de jardinagem, atividade de lazer e limpeza e deslocamento de móveis, utilize sempre equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas de couro, botas de cano alto e perneira. Caso encontre um animal peçonhento, afaste-se com cuidado e evite assustá-lo ou tocá-lo, mesmo que pareça morto.


Em caso de acidente por animal peçonhento, procure atendimento médico imediatamente. Se possível, lave o local da lesão com água e sabão, e mantenha a vítima em repouso até a chegada ao pronto socorro. Não amarre o membro acidentado, nem tente sugar o ferimento com a boca. A aplicação de qualquer tipo de substancia (pó de café, álcool, entre outros) na lesão também não é indicada. No momento do atendimento, informe ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal causador, como o tipo de animal, a cor e o tamanho.

Jornal Midiamax