Sem Categoria

UFGD oferece capacitação para gestores municipais em Sistema Nacional de Informações de Cidades

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em parceria com o Ministério das Cidades e as Prefeituras Municipais, promove o curso de capacitação de gestores e agentes municipais em Sistema Nacional de Informações de Cidades (SNIC). O curso consiste em oferecer a técnicos e agentes de administrações municipais de Mato Grosso e Mato Grosso do […]

Arquivo Publicado em 24/07/2012, às 20h33

None

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em parceria com o Ministério das Cidades e as Prefeituras Municipais, promove o curso de capacitação de gestores e agentes municipais em Sistema Nacional de Informações de Cidades (SNIC).

O curso consiste em oferecer a técnicos e agentes de administrações municipais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul um treinamento de uso e implementação de sistemas de informações geográficas e outros recursos de geotecnologia, sendo essas ferramentas aplicadas à gestão ambiental e territorial dos municípios.

O curso disponibilizará, em princípio, 80 vagas, sendo duas para cada município aos quais se destina a atividade de capacitação e se encarrega da seleção ou indicação dos seus respectivos representantes. As vagas oferecidas serão distribuídas em quatro turmas de 20 cursistas cada, com carga horária total de 40 horas, evolvendo a seguinte abordagem: “Sistema Nacional de Informações de Cidades (SNIC)”; “Emprego de imagens de satélite para a obtenção de dados ambientais”; “Implementação e análise de informações em ambientes TerraView”; e “Sistema de Posicionamento por Satélite (GPS): teoria e prática’.

A primeira turma da capacitação acontecerá entre os dias 06 e 10 de agosto, nas dependências do laboratório de geotecnologia da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais – Universidade Federal da Grande Dourados, Unidade II, além de contar com saídas a campo e visita à prefeitura municipal local.

A capacitação é gratuita. No entanto os municípios deverão subsidiar as diárias aos seus servidores que participarão do treinamento na cidade de Dourados-MS. As inscrições deverão ser realizadas mediante preenchimento de formulário de inscrição, disponível no endereço http://sigmtms.blogspot.com.br, e deverá ser entregue no primeiro dia da capacitação.

Este curso será de grande valia para os municípios, preenchendo uma lacuna para o alcance e a consolidação de uma estrutura ideal de gestão interinstitucional e compartilhada de informações municipais que constitua uma das condições para o desenvolvimento urbano.

Jornal Midiamax