A tempestade tropical “Isaac” se fortaleceu ligeiramente nesta quinta-feira enquanto avança rumo ao oeste-noroeste pelo sudeste do Caribe, o que aumentou o alerta em Cuba e nas Bahamas, embora a ameaça mais imediata seja para a República Dominicana e o Haiti.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos detalhou hoje em seu boletim das 21h (de Brasília) que a tempestade se encontrava a 16,2 graus de latitude norte e 67,8 graus de longitude oeste, a 305 quilômetros ao sudoeste de San Juan e a 340 quilômetros ao sudeste de Santo Domingo.

Os ventos máximos sustentados de “Isaac” aumentaram sua força até os 75 km/h, enquanto sua velocidade de deslocamento ronda os 26 km/h.

Sua trajetória continua sendo para o oeste-noroeste (285 graus) e se prevê que continue assim pelo menos até sábado.

Os meteorologistas acreditam que o centro de “Isaac” se aproximará da costa sul da República Dominicana ainda esta noite; assim como sobre o Haiti, durante a sexta-feira, quando previsivelmente adquirirá a forma de furacão.

Na noite da sexta-feira “Isaac” poderia aproximar-se do sudeste de Cuba, o que fez com que o governo da ilha ativasse uma vigilância de tempestade tropical para as províncias de Camagüey, Las Tunas, Granma, Holguín, Santiago de Cuba e Guantánamo.

Já as autoridades das Bahamas emitiram um aviso de tempestade tropical para as ilhas do sul, ao mesmo tempo em que o NHC recomenda também atenção na Jamaica, no resto do território cubano e no sul da Flórida.