Em 12 horas o site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) recebeu 798 mil inscrições de 415.170 candidatos. A disputa por uma das 108 mil vagas em universidades públicas por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começou à 0h deste sábado (7).
 
Segundo o MEC (Ministério da Educação), o Rio de Janeiro é o Estado com mais inscrições até o momento – foram 136.567 inscritos até as 12h de hoje. Em segundo lugar vêm Minas Gerais, com 90.443 inscrições, e São Paulo, com 77.447 inscritos.
 
As vagas oferecidas pelo Sisu estão distribuídas em 3.327 de 42 universidades federais e 13 estaduais, 39 institutos federais de Educação Profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 
O maior número de vagas disponíveis (64 mil) está nos cursos de bacharelado. Há, por exemplo, 2.487 vagas em cursos de direito, 1.443 em medicina e 3.958 em graduações na área de administração.

Além das carreiras mais disputadas nos vestibulares tradicionais, há oportunidades em cursos menos conhecidos pelos estudantes, como astronomia, ciências ambientais, produção cultural e mineração.
 
As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste e no Sudeste, que oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte, 12,88% no Centro-Oeste, e 14,5%, no Sul.
 
Os candidatos podem se inscrever no Sisu até 12 de janeiro. Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade.
 
Como é feita a seleção?
 
Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem 2011 dos candidatos que pleiteiam as vagas.
 
Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.
 
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 19 e 20 para fazer a matrícula.
 
O participante que foi aprovado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula.
 
Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.

A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas entre os dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes.
O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1°de fevereiro.