Ponta Porã implanta Serviço de inspeção Municipal
As pequenas empresas que produzem alimentos utilizando matéria prima de origem animal e vegetal ganharam um importante aliado para expandir os negócios e conquistar a confiança dos consumidores. Em Ponta Porã foi implementado o SIM- Serviço de inspeção Municipal. Através dele, será possível fiscalizar a fabricação dos alimentos. As empresas que atenderem as exigências sanitárias…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As pequenas empresas que produzem alimentos utilizando matéria prima de origem animal e vegetal ganharam um importante aliado para expandir os negócios e conquistar a confiança dos consumidores. Em Ponta Porã foi implementado o SIM- Serviço de inspeção Municipal.
Através dele, será possível fiscalizar a fabricação dos alimentos. As empresas que atenderem as exigências sanitárias receberão um certificado, tendo nos rótulos das embalagens o número do registro no SIM.
Nesta quinta-feira, os dois primeiros estabelecimentos credenciados pelo SIM receberam a certificação: a empresa Embutidos M. Pinzetta – ME, estabelecida na BR 463 e que produz lingüiça de carne suína, e a empresa Quintino e Oliveira, especializada na fabricação de iogurtes da marca Cut Cut. A fábrica está localizada às margens da Rodovia MS 164, Assentamento Itamarati.
O secretário municipal de Turismo, Integração e Desenvolvimento Sustentável, Marcelino Nunes, promoveu a entrega dos certificados para os pequenos empresários Moacir Pinzetta e Daniel Quintino.
O SIM é o órgão responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal e vegetal. Desta forma, produtos como embutidos (lingüiça, por exemplo), carnes, defumados, queijos e derivados de leite (como iogurtes e bebida láctea) só poderão ser comercializados no território do município se tiverem o certificado expedido pelo SIM.
“O prefeito Flávio Kayatt, percebendo a importância do SIM para garantir segurança à população no consumo de alimentos, determinou que fossem feitos os estudos necessários para a implantação do Sistema. Contratamos uma consultoria especializada que nos auxiliou na elaboração da legislação pertinente e também à estruturação do órgão. O resultado é que hoje estamos dando um passo importantíssimo na garantia para os consumidores de que os alimentos produzidos pelas empresas credenciadas atendem as normas de higiene e sanidade”, frisou Marcelino.
Para ele, a implantação do SIM é considerada uma das mais importantes obras executadas pelo prefeito Flávio Kayatt, “porque vai beneficiar muitas famílias que hoje estão na informalidade e que querem, através do trabalho sério, honesto, conquistar uma fatia do mercado consumidor de alimentos”, declarou Nunes.
O secretário municipal de saúde, Josué Lopes, o Procurador Geral do município, Dr. Jadson Pereira Gonçalves, o coordenador do SIM, Alisson Cordeiro, profissionais do Departamento de Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Educação, além de vários agricultores familiares, acompanharam a solenidade.
“O SIM deverá incentivar a instalação de novas empresas no setor de alimentos em Ponta Porã. Quem tem esta certificação se habilita a produzir e comercializar alimentos, vendendo para o mercado consumidor local, além da própria Prefeitura que compra, junto aos agricultores familiares, vários alimentos que compõem a merenda escolar”, afirmou Rodrigo Olegario Ferreira, médico veterinário e consultor técnico na área de tecnologia de alimentos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Dor nunca vai passar’, diz pai de Sophia na porta do júri pela morte da menina em Campo Grande
- Mãe de suspeito que fugiu da PM em bairro de Campo Grande é presa ao ameaçar militares
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
Últimas Notícias
Estudantes de direito madrugam em frente a tribunal para júri do caso Sophia: ‘Complexo’
Sentam no banco dos réus o padrasto e a mãe de Sophia, o casal é acusado do crime
Frito na hora! Influenciador japonês aprende técnicas de preparo do pastel em Campo Grande
Um pastel quentinho com caldo de cana tem o coração dos brasileiros e, aparentemente, dos estrangeiros também. O influenciador japonês Guti JP, que grava vídeos experimentando a culinária brasileira, esteve em Campo Grande, onde aprendeu como se frita um pastel. Guti viaja pelos quatro cantos do Brasil para conhecer um pouco da cultura e culinária…
Ipea promove debate sobre ODS 18 e futuro racialmente justo
ODS 18, sobre igualdade racial, foi lançado pelo Brasil no G20 Social
‘Dor nunca vai passar’, diz pai de Sophia na porta do júri pela morte da menina em Campo Grande
Mãe e padrasto de Sophia serão julgados pelo crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.