Ponta Porã implanta Serviço de inspeção Municipal

As pequenas empresas que produzem alimentos utilizando matéria prima de origem animal e vegetal ganharam um importante aliado para expandir os negócios e conquistar a confiança dos consumidores. Em Ponta Porã foi implementado o SIM- Serviço de inspeção Municipal. Através dele, será possível fiscalizar a fabricação dos alimentos. As empresas que atenderem as exigências sanitárias…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As pequenas empresas que produzem alimentos utilizando matéria prima de origem animal e vegetal ganharam um importante aliado para expandir os negócios e conquistar a confiança dos consumidores. Em Ponta Porã foi implementado o SIM- Serviço de inspeção Municipal.

Através dele, será possível fiscalizar a fabricação dos alimentos. As empresas que atenderem as exigências sanitárias receberão um certificado, tendo nos rótulos das embalagens o número do registro no SIM.

Nesta quinta-feira, os dois primeiros estabelecimentos credenciados pelo SIM receberam a certificação: a empresa Embutidos M. Pinzetta – ME, estabelecida na BR 463 e que produz lingüiça de carne suína, e a empresa Quintino e Oliveira, especializada na fabricação de iogurtes da marca Cut Cut. A fábrica está localizada às margens da Rodovia MS 164, Assentamento Itamarati.

O secretário municipal de Turismo, Integração e Desenvolvimento Sustentável, Marcelino Nunes, promoveu a entrega dos certificados para os pequenos empresários Moacir Pinzetta e Daniel Quintino.

O SIM é o órgão responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal e vegetal. Desta forma, produtos como embutidos (lingüiça, por exemplo), carnes, defumados, queijos e derivados de leite (como iogurtes e bebida láctea) só poderão ser comercializados no território do município se tiverem o certificado expedido pelo SIM.

“O prefeito Flávio Kayatt, percebendo a importância do SIM para garantir segurança à população no consumo de alimentos, determinou que fossem feitos os estudos necessários para a implantação do Sistema. Contratamos uma consultoria especializada que nos auxiliou na elaboração da legislação pertinente e também à estruturação do órgão. O resultado é que hoje estamos dando um passo importantíssimo na garantia para os consumidores de que os alimentos produzidos pelas empresas credenciadas atendem as normas de higiene e sanidade”, frisou Marcelino.

Para ele, a implantação do SIM é considerada uma das mais importantes obras executadas pelo prefeito Flávio Kayatt, “porque vai beneficiar muitas famílias que hoje estão na informalidade e que querem, através do trabalho sério, honesto, conquistar uma fatia do mercado consumidor de alimentos”, declarou Nunes.

O secretário municipal de saúde, Josué Lopes, o Procurador Geral do município, Dr. Jadson Pereira Gonçalves, o coordenador do SIM, Alisson Cordeiro, profissionais do Departamento de Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Educação, além de vários agricultores familiares, acompanharam a solenidade.

“O SIM deverá incentivar a instalação de novas empresas no setor de alimentos em Ponta Porã. Quem tem esta certificação se habilita a produzir e comercializar alimentos, vendendo para o mercado consumidor local, além da própria Prefeitura que compra, junto aos agricultores familiares, vários alimentos que compõem a merenda escolar”, afirmou Rodrigo Olegario Ferreira, médico veterinário e consultor técnico na área de tecnologia de alimentos.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados