Sem Categoria

Polícia detona explosivos no apartamento de autor de massacre

As autoridades de Aurora, no Estado americano do Colorado, efetuaram com sucesso uma detonação controlada de explosivos dentro do apartamento de James Holmes, acusado de matar 12 pessoas durante a sessão de estreia do filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge na madrugada da última sexta-feira. A ação foi realizada por volta das 14h40. […]

Arquivo Publicado em 21/07/2012, às 18h53

None
1529547187.jpg

As autoridades de Aurora, no Estado americano do Colorado, efetuaram com sucesso uma detonação controlada de explosivos dentro do apartamento de James Holmes, acusado de matar 12 pessoas durante a sessão de estreia do filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge na madrugada da última sexta-feira. A ação foi realizada por volta das 14h40. Segundo a rede de televisão NBC uma barulhenta explosão foi ouvida nos arredores do apartamento.

“A detonação controlada foi bem-sucedida. Ainda há mais trabalho a fazer dentro do apartamento, incluindo lidar com outros dispositivos. É possível que sejam feitas novas detonações controladas”, diz um comunicado emitido pelo Departamento de Polícia de Aurora.

Anteriormente, a polícia havia afirmado que conseguira superar a armadilha feita com fios e supostos explosivos que impedia que peritos entrassem no apartamento. Esta ação era o primeiro desafio do plano de três fases exposto pelas autoridades sobre a operação na casa do suspeito.

Veja casos de atiradores solitários

A primeira fase consistia em conseguir superar a armadilha e conseguir acesso ao apartamento, o que foi realizado. A segunda fase é remover com segurança os dispositivos explosivos e as substâncias inflamáveis que se encontram no local e levá-los para uma área segurança. A terceira é continuar a investigação.

Para efetuar a operação dentro do apartamento de Holmes as autoridades isolaram cinco edifícios próximos e estabeleceram um perímetro de várias quadras. Mais cedo, a policia afirmou ter encontrado explosivos “extremamente sofisticados” no apartamento do suspeito.

O massacre

Era aproximadamente 0h30 (hora local) da madrugada de sexta-feira quando o suspeito do ataque, James Holmes, 24 anos, entrou pela porta traseira do cinema Century 16 com dois revólveres, uma espingarda e um fuzil, segundo os investigadores.

A sala estava repleta de pessoas que assistiam à estreia do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Holmes, vestido com máscara de gás e colete à prova de balas, entrou pela parte traseira do cinema e sem falar nada lançou uma bomba de gás lacrimogêneo. Algumas pessoas chegaram a achar que a ação fazia parte da promoção do filme, segundo testemunhas explicaram para a CNN. Em uma atmosfera irrespirável e de caos Holmes começou a disparar contra os presentes, o que resultou na morte de 12 pessoas e deixou 58 feridos. Até o momento seis vítimas foram identificadas.

Jornal Midiamax