Sem Categoria

PMA e Projetos Sociais concluem amanhã Educação ambiental na Semana da Árvore

O Núcleo de Educação Ambiental e os Projetos Sociais da PMMS, Florestinha, Banda Mirim, Bom Bola, Bom na Escola, CEMATRAN e o Projeto do Corpo de Bombeiros, “Bombeiros do Amanhã” estão realizando durante a Semana da Árvore (17 a 21 de setembro), trabalhos de Educação Ambiental. Na Capital, as crianças e adolescentes participantes dos projetos […]

Arquivo Publicado em 19/09/2012, às 18h36

None
317717934.JPG

O Núcleo de Educação Ambiental e os Projetos Sociais da PMMS, Florestinha, Banda Mirim, Bom Bola, Bom na Escola, CEMATRAN e o Projeto do Corpo de Bombeiros, “Bombeiros do Amanhã” estão realizando durante a Semana da Árvore (17 a 21 de setembro), trabalhos de Educação Ambiental.


Na Capital, as crianças e adolescentes participantes dos projetos sociais estão ministrando palestras, que estão sendo desenvolvidas em forma de oficinas temáticas, versando sobre temas ambientais atuais, dividindo os alunos em grupos, os quais passam pelas seguintes oficinas:


1. Incêndios urbanos e rurais – (PROJETO BOMBEIROS DO AMANHÃ).


2. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos (PROJETO BANDA MIRIM).


3. Visitação ao museu de animais e peixes empalhados, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres… (PROJETO CEMATRAN)


4. Montagem artificial do CICLO DA ÁGUA, com palestras relacionadas a temática das águas no planeta (POLICIAIS AMBIENTAIS).


5. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos (PROJETO FLORESTINHA).


6. Plantio de mudas nativas, com palestras sobre a importância da flora e os problemas gerados pelo desmatamento ilegais (PROJETO BOM DE BOLA, BOM NA ESCOLA).


7. Visitação ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestre – CRAS, com discussões sobre tráfico, criação de animais silvestres em cativeiro e outros problemas relativos à fauna (TODOS OS PROJETOS E GUARDAS-PARQUE O PROSA).


Ao final das oficinas, cada aluno recebe um folheto com informações sobre o material trabalhado em cada tema.


O trabalho envolvendo Educação Ambiental com alunos de escolas públicas, que acontece todas às tardes, desde o dia 17 (segunda-feira) vai até amanhã, quando serão atendidas 9 escolas. Até o momento foram atendidas turmas das escolas: Kamé Adania, Rachid Saldanha Derzi, Hércules Maymoni, Harry Amorim Costa, Nicolau Fragelli e Rafaela Abrão sendo atendidos 200 alunos. Amanhã serão mais 3 escolas: Maestro João Correa, Heitor Castoldi e Celina Jalade, com previsão de atendimento de mais 200 alunos.


DIA 21 (dia da árvore) – No dia 21, às 14h00min, todos os Projetos se reunirão no PARQUE ASSAF TRAD, onde funciona o Projeto Florestinha (Avenida Assaf Trad, saída para Cuiabá-MT), para realizarem entre eles uma gincana ambiental e corrida de orientação. Serão distribuídas medalhas aos vencedores individuais e, o Projeto vencedor por equipe ganhará uma viagem de confraternização à Costa Rica, onde ficará um dia no Parque Municipal, que possui vários atrativos naturais.


A PMA acredita que só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho a necessidade de reprimir será sempre menor e conseqüentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e melhor qualidade de vida.


Jornal Midiamax