PMA apreende filhotes de papagaios no início de reprodução da espécie

Policiais Militares Ambientais de Naviraí e Dourados realizaram operação conjunta na manhã de ontem com a Polícia civil de Jateí e apreenderam 19 filhotes de papagaio. Os animais estavam em um barraco de sem terra, localizado às margens da rodovia MS-141, próximo ao trevo das sete placas. O barraco pertencia a uma pessoa conhecida como […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Policiais Militares Ambientais de Naviraí e Dourados realizaram operação conjunta na manhã de ontem com a Polícia civil de Jateí e apreenderam 19 filhotes de papagaio. Os animais estavam em um barraco de sem terra, localizado às margens da rodovia MS-141, próximo ao trevo das sete placas.

O barraco pertencia a uma pessoa conhecida como “Cateto”, que ao avistar os policiais fugiu com um companheiro pela mata e não foi localizado. No local foram apreendidos os 19 filhotes de papagaio, uma espingarda e uma motocicleta Honda, XLR 125, que pertenciam a “Cateto” e foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Jateí.

Os homens serão identificados e responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção. Cada um também será multado em R$ R$ 9.500,00. “Cateto” também responderá por posse ilegal de arma.

Este é um período preocupante para a PMA com relação ao tráfico de animais silvestres, pois, de setembro a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado.

Neste período, a PMA realiza trabalhos preventivos nas propriedades rurais, por meio de informação da legislação e Educação Ambiental, visto que o modus operandi dos traficantes é de aliciamento dos sitiantes e funcionários de propriedades rurais, para que retirem os animais e os avisem para que os comprem.

Muitas pessoas fazem isto, às vezes, sem saber que estão cometendo crime ambiental. A região principal do problema é a situada nos municípios de Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.

As Sub-unidades da PMA que cobrem estas áreas estão diuturnamente monitorando o movimento dos traficantes. Em princípio, para evitar que as aves sejam retiradas e, para reprimir prendendo os elementos, quando não é possível evitar a retirada dos bichos. OBSERVAÇÃO – Os animais serão encaminhados nesta quinta-feira para o Cras( Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos