Evento acontece na próxima segunda-feira (24), às 10h, na sede da PR/MS

Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE) de Mato Grosso do Sul e a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) lançam na próxima segunda-feira (24) a campanha “Voto não tem preço, tem consequência”. O lançamento será realizado às 10h na sede da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul – Avenida Afonso Pena, nº 4444 e contará com a presença de membros e servidores do Ministério Público Eleitoral e de outros órgãos ligados ao combate da corrupção eleitoral.

A campanha, de abrangência estadual, está sendo promovida com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) e tem como objetivo alertar os eleitores de que comprar ou vender votos é crime e que uma escolha errada pode afetar a vida de toda a comunidade.

As ações da campanha envolvem distribuição de material impresso sobre o tema e inserção de spots e vídeos em rádios e TVs locais. Foram confeccionados para distribuição em todo o Estado (capital e municípios sedes de promotorias eleitorais) 30 mil fôlderes e 5 mil adesivos, além de 900 cartazes que estarão afixados em órgãos públicos e locais de grande circulação de pessoas.

MP nas ruas

Além da conscientização do eleitorado, o Ministério Público busca aproximação com os cidadãos – principal fonte de denúncias e de mobilização. Após a cerimônia de lançamento da campanha, será realizada adesivagem de carros e panfletagem na Avenida Afonso Pena, em frente a sede da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul.

A ação terá continuidade à tarde, quando membros e servidores do Ministério Público estarão nos cinco principais terminais de ônibus da capital entregando panfletos e conversando com a população. Como desfecho dessa mobilização contra a corrupção eleitoral, ainda no dia 24 e no dia 25 de setembro, os promotores eleitorais estarão reunidos com a população em onze bairros de (confira tabela abaixo) para falar a respeito do tema.

Voto consciente

A campanha “Voto não tem preço, tem consequência” quer chamar a atenção para a importância de boas escolhas. Os materiais distribuídos e veiculados pelo Ministério Público buscam alertar a população para os prejuízos que o comércio de votos acarreta, lembrando que ao trocar seu voto por pequenos favores pessoais, o eleitor ajuda a eleger um candidato corrupto, que não respeita as leis e que certamente vai exercer seu mandato buscando satisfazer apenas seus próprios interesses.

A campanha também pretende estimular denúncias de condutas ilícitas na campanha eleitoral. As notícias nesse sentido pode ser comunicadas através do disque-denúncia do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) pelo telefone (67) 3326-0001, inclusive aos finais de semana, ou pelo site www.pre.prms.mpf.gov.br.

 Reunião dos bairros –

Confira abaixo os dias e locais em que os promotores eleitorais estarão nos bairros de Campo Grande para conversar com moradores sobre o voto consciente.

Dia 24 de setembro de 2012 às 19h

Bairros:

• Dom Antonio (R. Anselmo Selingard, nº 950)

• Coophavila II (Av. Marinha, nº 725)

• Santa Emília (R. General Carlos Mendonça de Lima, nº 2765 – Santa Emília)

• Nova Lima (Associação Moradores – R. Jerônimo de Albuquerque, nº 1.440)

• Noroeste (Igreja Maximiliano Coober – R. Piraputanga s/nº)

Dia 25 de setembro de 2012 às 19h

Bairros:

• Vila Nhá Nhá (R. Eduardo Perez, nº 538)

• Jardim Aeroporto (Centro Comunitário – R. Heitor Vieira de Almeida, nº 460)

• Moreninhas (R. Anaca, nº 185)

 • Aero Rancho II (R. Graciliano Ramos, n° 1414)

• Novos Estados (Centro Educacional Alceu Viana – R. Jamil Basmage, nº 200 – Novo Amazonas)