Homens-bomba detonaram explosivos e dispararam foguetes neste domingo do lado de fora de uma grande base norte-americana no Afeganistão, matando cinco pessoas em uma operação que evidenciou os desafios do país em questões de segurança antes da total retirada das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), prevista para 2014.

Autoridades policiais locais afirmaram que corpos em uniformes militares e policiais estavam espalhados pela entrada da base aérea na cidade de Jalalabad, após batalha de duas horas. Um porta-voz do Taliban afirmou que o grupo lançou o ataque às 6 horas (horário local).

O Taliban, que tem lutado há mais de uma década contra as forças da Otan, lideradas pelos Estados Unidos, e as tropas oficiais afegãs, às vezes usa uniformes para efetuar ataques.

Dois homens-bomba detonaram explosivos em seus carros, afirmou Nasir Ahmad Safi, um porta-voz do governo provincial. Sete outros insurgentes foram mortos em um tiroteio contra forças afegãs e da coalizão.

Três soldados afegãos e dois civis também morreram, disse Safi. Helicópteros norte-americanos circulavam sobre o local. “Houve múltiplos homens-bomba envolvidos”, disse o major Martyn Crighton, porta-voz da Força Internacional de Assistência para a Segurança (Isaf, na sigla em inglês), liderada pelas Nações Unidas.

Vários soldados da coalizão ficaram feridos nas ações. Os EUA e o governo afegão lutam para estabilizar o Afeganistão antes da retirada das forças da Otan, no final de 2014, quando a segurança será devolvida ao país.

Alguns afegãos duvidam que as forças de segurança do governo possam defender o país contra as tentativas do Taliban de retomar o poder após a retirada das tropas. Também há crescentes temores de que possa ocorrer uma guerra civil.

O porta-voz do Ministério da Defesa afirmou que houve ataques com foguetes em Jalalabad, após as explosões dos homens-bomba. Em uma mensagem de texto, o porta-voz do Taliban Zabihullah Mujahid disse, por sua vez: “Nesta manhã, às 6 horas, uma série de nossos devotos atacaram uma grande base dos EUA na cidade de Jalalabad e até agora trouxeram grandes perdas para o inimigo”.

Em fevereiro, um homem dentro de um carro-bomba matou nove pessoas na base, quase exclusivamente usada pela Otan e as forças dos EUA.