Fórum aprova projeto do Roteiro Turístico Rural da Grande Dourados

O “Roteiro Turístico Rural da Grande Dourados” foi aprovado pelo Fórum de Turismo da Grande Dourados, que se reuniu na terça-feira (18) pela manhã, no auditório do Sebrae/MS, em Dourados. Na verdade, os membros do fórum aprovaram o projeto, criado pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio da Prefeitura de Dourados, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O “Roteiro Turístico Rural da Grande Dourados” foi aprovado pelo Fórum de Turismo da Grande Dourados, que se reuniu na terça-feira (18) pela manhã, no auditório do Sebrae/MS, em Dourados. Na verdade, os membros do fórum aprovaram o projeto, criado pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio da Prefeitura de Dourados, que agora será desenvolvido.

A partir de agora começa o processo de elaboração do roteiro, que terá como foco a agricultura familiar e a agroecologia, segundo a turismóloga da prefeitura Rejane Sinaila Delvalle Morinigo. Os locais de visitação serão identificados dentro da região, formada pelos municípios de Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina.

Para a definição dos atrativos serão feitas reuniões, levantamento e identificação de áreas, visitas técnicas, diagnóstico das áreas e, por fim, a elaboração do roteiro. O custo para a elaboração do roteiro é estimado em R$ 7 mil. As fontes de financiamento ainda estão viabilizadas.

O foco principal é regional. O roteiro visa incentivar o empreendedorismo, estimular a criação de novos negócios e a expansão dos que já existem, incentivar ações em prol da sustentabilidade, fortalecer a identidade regional e resgatar e preservar os valores culturais e ambientais existentes.

As ações do roteiro devem resultar no aumento da visitação, permanência e gasto médio do turista que vem para a região, geração e melhor distribuição de renda, aumento das oportunidades de negócios na região, diversificação da oferta turística, favorecer a atuação de pequenas e médias empresas no mercado turístico e criação e ampliação de postos de trabalho.

“É mais uma ação no sentido de estruturar o turismo na região da Grande Dourados, de forma planejada e organizada”, diz Rejane, que desenvolveu o projeto. “Uma das potencialidades da nossa região é o turismo rural; neste sentido vamos trabalhar para criar atrativos e organizar o negócio turismo de forma integrada. Isso gera benefícios para todos”, acrescenta a turismóloga.

 

Conteúdos relacionados

merenda alimentos