A entrega dos computadores aos alunos das escolas da rede pública de Dourados foi feita nesta sexta-feira (23), por meio do projeto “Anjos da Guarda do Amanhã”, idealizado pela Guarda Municipal do município, localizado a 225 km de Campo Grande.

O objetivo desta iniciativa é combater a violência escolar e prevenir crianças e adolescentes sobre o uso de drogas. O projeto foi dividido em duas fases no decorrer do ano letivo, em que no primeiro semestre equipes da GM realizaram palestras nas escolas com o tema: “escola lugar de paz” abordando subtemas como bullying, abuso sexual, meio ambiente, trânsito e combate ao uso de drogas.

Posteriormente, as crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental concorreram a bicicletas e computadores através de um concurso de desenho e redação relacionado aos temas abordados. Os trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal de ensino foram corrigidos e selecionados por uma equipe de professores lotados na Secretaria Municipal de Educação.

Já na segunda fase do projeto, foram feitas gincanas e jogos nas escolas com envolvimento de todos os alunos, sendo os vencedores premiados com medalhas, troféus e camisetas. Para o Diretor do Núcleo de Formação e Ensino da GM, supervisor Ademar Cabral, “a importância da realização desse projeto com as crianças e adolescentes é a orientação sobre como evitar o uso de drogas, combater o bullying escolar, conscientizar os adolescentes sobre a questão ambiental e afastar as crianças dos pedófilos”.

Foram entregues 18 computadores com kit multimídia e impressoras jato de tinta aos alunos contemplados no concurso realizado nas escolas. Este projeto terá seu encerramento no início do ano letivo de 2012, com a contemplação de mais 12 computadores e impressoras. De acordo com o comandante da GM, Jonecir Ferreira, “o projeto foi bem recepcionado pela comunidade escolar, sendo que há previsão para novos projetos em 2012”.