Para evitar que acidentes prejudiquem o período de festas neste Natal e no Ano Novo, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul dá dicas de segurança, já que neste período grande parte da população se organiza para comemorar e viajar.

Em caso de viagem para sítios ou fazendas balneários, o Corpo de Bombeiros orienta que seja um local conhecido. Ao nadar, procurar não ultrapassar as faixas e respeitar placas de aviso e sempre certificar da presença de guarda-vidas ou do Corpo de Bombeiros.

Além disso, os militares orientam para que se evite nadar sozinho e nunca entrar na água caso tenha ingerido bebida alcoólica. Em caso de suspeita de afogamento, lançar flutuadores ao invés de ação corpo a corpo, a menos que esteja habilitado. Também é importante evitar brincadeiras de mau gosto e se afastar das margens.

Para o manuseio de fogos de artifícios, deve-se evitar a compra de materiais clandestinos, sem a devida licença no local de venda. Nas lojas credenciadas, os vendedores são treinados para orientar aos usuários sobre as medidas de segurança. Estas casas possuem iluminação blindada contra explosões, extintores e porta corta-fogos para evitar a propagação de incêndios.

É necessário procurar seguir as instruções na embalagem do produto e sempre usá-los em lugares abertos. Jamais utilizar os fogos após ingerir bebidas alcoólicas e reutilizar os fogos que tenham falhado.

Em caso de acidente, cobrir a queimadura com um pano limpo até que haja o atendimento médico. É importante se lembrar de não retirar roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões. Jamais tocar as lesões ou utilizar medicamentos sem orientação médica.

O número de contato para o Corpo de Bombeiros é o 193.