Ato cênico busca debate sobre patrimônio público

Grandes personagens do cinema, imortais nas memórias de todos, voltaram para reivindicar a atenção para um espaço que, há muito, sofre a negligência dos órgãos responsáveis pela preservação de patrimônios públicos: o Auto-Cine/UFMS. Este é o enredo da obra “A Vingança do Cinema”, que acontece nesta quinta-feira (27), a partir das 16 horas, dos corredores […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Grandes personagens do cinema, imortais nas memórias de todos, voltaram para reivindicar a atenção para um espaço que, há muito, sofre a negligência dos órgãos responsáveis pela preservação de patrimônios públicos: o Auto-Cine/UFMS. Este é o enredo da obra “A Vingança do Cinema”, que acontece nesta quinta-feira (27), a partir das 16 horas, dos corredores da UFMS até o Auto-Cine.

A obra é dividida em dois momentos. O primeiro será a apresentação cênica, onde artistas caracterizados de personagens de filmes clássicos, como Drácula, O Poderoso Chefão, O Mágico de Oz, Grease, entre outros, farão um desfile de guerra pelo corredor central da Universidade Federal, preparando-se para atacar, com balões de água, o telão do Auto-Cine.

“Duas representações marcarão este momento: os personagens de filmes clássicos, representando o próprio Cinema, as Artes e as manifestações culturais; e o telão do Auto-Cine, representando a negligência e o abandono dos órgãos destinados a zelar pela primeira”, explica Diogo Shogun, acadêmico de Artes Visuais, da UFMS, e responsável pelo ato cênico.

Num segundo momento, como produto do primeiro, haverá a exibição de um vídeo que circulará pelas redes sociais, como Facebook, Twitter, Orkut, etc. O intuito do vídeo é gerar o debate sobre a conservação, manutenção e, até mesmo, revitalização de patrimônios culturais destinados a apresentações artísticas e eventos culturais, bem como a mobilização da comunidade acadêmica para a discussão sobre a importância de um espaço cultural dinâmico dentro da universidade.

“Esta obra não pode ser considerada um ato de depredação do patrimônio público cultural. Ela é um apelo aos órgãos públicos responsáveis, pedindo para que voltem sua atenção a um espaço tão deteriorado e esquecido pelo tempo e que teve tanta importância na história de Campo Grande”, conclui Shogun.

Serviço:
O ato acontecerá dia 27 de outubro, no campus da UFMS de Campo Grande, a partir das 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67)9127.2384 ou (67)3026.3523

Conteúdos relacionados

merenda alimentos