A ANDI – Comunicação e Direitos e a Childhood Brasil lançaram a sexta edição do Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Segue release de lançamento anexo (diferente do texto abaixo).
A consolidação de uma iniciativa depende sempre de vários fatores. No caso do Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, as empresas de comunicação e sindicatos desempenharam papel fundamental para que chegássemos a 6ª edição do Prêmio. Quer na divulgação durante o período de inscrições, ou no apoio aos jornalistas que se propuseram a concorrer. Algumas empresas chegaram a financiar etapas posteriores de pautas vencedoras.
Ao mesmo tempo em que agradecemos, esperamos que este apoio se mantenha durante a realização desta edição. O lançamento do Concurso ocorreu no dia 12 de outubro, e as inscrições se encerram a meia noite do dia 15 de fevereiro de 2012.
Em mais esta iniciativa, a ANDI – Comunicação e Direitos e a Childhood Brasil (Instituto WCF) contam com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O projeto é uma homenagem ao jornalista Tim Lopes, que foi assassinado em 2002 por traficantes de drogas, enquanto investigava casos de exploração sexual de adolescentes, em uma favela do Rio de Janeiro.
O tema do concurso, que é fixo, “Imprensa e sociedade aliadas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”, tem uma variação na categoria especial: “ Exploração sexual de crianças e adolescentes no setor turístico brasileiro.” Diferentemente de outras iniciativas na área do jornalismo, o Concurso Tim Lopes não premia reportagens já veiculadas. O projeto seleciona as melhores propostas de reportagem sobre o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes, e oferece apoio técnico e financeiro para sua realização. Ao final, os participantes recebem também um prêmio de R$ 3 mil. Sobre o apoio financeiro e a premiação.
Os jornalistas que tiverem seus projetos selecionados pela comissão julgadora (formada por especialistas na temática da violência sexual e profissionais de comunicação) receberão uma bolsa de apoio para o desenvolvimento das reportagens, de acordo com a natureza do veículo no qual atuam.
Apoio técnico
Além do incentivo financeiro, o Concurso Tim Lopes também oferece o apoio de consultores especializados no tema, que ficam à disposição dos jornalistas para responder dúvidas e orientar os profissionais durante a coleta de informações e produção das matérias.
Informações:
ANDI – Comunicação e Direitos
Site: www.andi.org.br