Santa Casa realiza captação e transplante de rim

Assessoria Na madrugada desta quinta-feira (13) a Santa Casa de Campo Grande realizou mais uma captação de tecidos e órgãos no hospital, desta vez, uma mulher de 60 anos doou córneas e rins, após evoluir para morte encefálica devido um grave TCE (Traumatismo Crânio Encefálico). Um dos rins da doadora foi encaminhado para o Rio […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Assessoria
Assessoria

Assessoria

Na madrugada desta quinta-feira (13) a Santa Casa de Campo Grande realizou mais uma captação de tecidos e órgãos no hospital, desta vez, uma mulher de 60 anos doou córneas e rins, após evoluir para morte encefálica devido um grave TCE (Traumatismo Crânio Encefálico).

Um dos rins da doadora foi encaminhado para o Rio Grande do Sul por meio de voo comercial e o outro permaneceu no hospital para ser transplantado em uma paciente do interior do estado, compatível com o órgão. A equipe responsável pela extração dos órgãos foi o médico urologista, Dr. Adriano Lyrio, além da equipe assistencial do centro cirúrgico. As córneas doadas permaneceram no Banco de Olhos do hospital.

O transplante de rim foi realizado na manhã desta quinta-feira (13), a receptora segue estável e em observação no (CTI) Centro de Terapia Intensiva. De janeiro a maio deste ano, a OPO (Organização de Procura de Órgão) do hospital registrou 17 doações de órgãos, sendo doados 26 rins, 8 fígados e um coração.

Conteúdos relacionados