Sesau pretende suspender plantões em 32 unidades de saúde a partir do dia 1º

Odontologia seria a área mais afetada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Odontologia seria a área mais afetada

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) enviou comunicado na tarde desta sexta-feira (20) a diversos setores da rede municipal de saúde anunciando a possível suspensão de plantões eventuais a partir de 1º de novembro. No total, 32 unidades seriam afetadas. O pior quadro pode ser registrado na Odontologia.

Diversos servidores que, se a medida for concretizada, seriam afetados, enviaram mensagens e ligaram para o Jornal Midiamax alertando sobre a queda no atendimento à população.

O comunicado informa que a decisão de análise de suspensão dos plantões se deve à “dificuldade financeira”, à “necessidade de adequação das despesas em Recursos Humanos” e à “necessidade de adequação dos serviços de plantão”. Confira o conteúdo da carta nas imagens abaixo.

Sesau pretende suspender plantões em 32 unidades de saúde a partir do dia 1º

Salários

Além da possível precarização do atendimento que a medida pode causar, muitos servidores temem pela diminuição nos seus orçamentos. Um dos servidores que entrou em contato com a reportagem alertou que muitos funcionários acabarão não recebendo devido aos descontos referentes ao convênio médico, impostos e empréstimos consignados.

O que diz a Sesau

Em resposta aos questionamentos da reportagem a Sesau informou que “o documento em questão trata-se de uma Circular Interna (CI)” e que o objetivo de tal comunicado é o de requerer a “viabilidade de se manter ou não tais plantões e os eventuais impactos na assistência”. 

A nota enviada ao Jornal Midiamax dis que as medidas não são de “aplicação imediata” e ressalta que solicitou através do próprio documento “que os setores aos quais as referidas unidades são subordinadas devem encaminhar a justificativa para manutenção dos plantões até o dia 25 de outubro” e que, se serão mantidos se for comprovada a necessidade de tais plantões.

Informa ainda que “tais plantões geram impacto significativo na folha girando em torno de R$5 milhões/mês”. 

A Sesau garante que se a decisão de suspensão de plantões eventuais for concretizada “não acarretará em prejuízos significativos na assistência e a população continuará sendo bem assistida, através da redefinição de fluxo de atendimento, conforme comprovado em estudo de impacto feito previamente”.

Matéria alterada às 18:11 para adição de posicionamento da Sesau.

 

Sesau pretende suspender plantões em 32 unidades de saúde a partir do dia 1º

Sesau pretende suspender plantões em 32 unidades de saúde a partir do dia 1º

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados