Sesau pretende suspender plantões em 32 unidades de saúde a partir do dia 1º
Odontologia seria a área mais afetada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Odontologia seria a área mais afetada
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) enviou comunicado na tarde desta sexta-feira (20) a diversos setores da rede municipal de saúde anunciando a possível suspensão de plantões eventuais a partir de 1º de novembro. No total, 32 unidades seriam afetadas. O pior quadro pode ser registrado na Odontologia.
Diversos servidores que, se a medida for concretizada, seriam afetados, enviaram mensagens e ligaram para o Jornal Midiamax alertando sobre a queda no atendimento à população.
O comunicado informa que a decisão de análise de suspensão dos plantões se deve à “dificuldade financeira”, à “necessidade de adequação das despesas em Recursos Humanos” e à “necessidade de adequação dos serviços de plantão”. Confira o conteúdo da carta nas imagens abaixo.
Salários
Além da possível precarização do atendimento que a medida pode causar, muitos servidores temem pela diminuição nos seus orçamentos. Um dos servidores que entrou em contato com a reportagem alertou que muitos funcionários acabarão não recebendo devido aos descontos referentes ao convênio médico, impostos e empréstimos consignados.
O que diz a Sesau
Em resposta aos questionamentos da reportagem a Sesau informou que “o documento em questão trata-se de uma Circular Interna (CI)” e que o objetivo de tal comunicado é o de requerer a “viabilidade de se manter ou não tais plantões e os eventuais impactos na assistência”.
A nota enviada ao Jornal Midiamax dis que as medidas não são de “aplicação imediata” e ressalta que solicitou através do próprio documento “que os setores aos quais as referidas unidades são subordinadas devem encaminhar a justificativa para manutenção dos plantões até o dia 25 de outubro” e que, se serão mantidos se for comprovada a necessidade de tais plantões.
Informa ainda que “tais plantões geram impacto significativo na folha girando em torno de R$5 milhões/mês”.
A Sesau garante que se a decisão de suspensão de plantões eventuais for concretizada “não acarretará em prejuízos significativos na assistência e a população continuará sendo bem assistida, através da redefinição de fluxo de atendimento, conforme comprovado em estudo de impacto feito previamente”.
Matéria alterada às 18:11 para adição de posicionamento da Sesau.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Bicampeão mundial de basquete, Amaury Pasos morre aos 89 anos, em SP
Ele é o único atleta eleito por duas vezes MVP em Mundiais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.