Nutricionista dá dicas para evitar contaminação de alimentos nas festas de fim de ano

Importante que alguns cuidados sejam tomados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Importante que alguns cuidados sejam tomados

Cear com a família e amigos é sempre um momento esperado nas festas de final de ano. Porém, para não acabar com a harmonia desse momento, é importante que alguns cuidados sejam tomados com os alimentos servidos.Nutricionista dá dicas para evitar contaminação de alimentos nas festas de fim de ano

“Na maioria das vezes em que há intoxicação alimentar, porque ingerimos um alimento contaminado por microrganismos e, nessa situação, o alimento continua com o aspecto, cheiro e sabor inalterados, por isso comemos sem perceber a contaminação e nos intoxicamos”, explica Milene Tiellet, nutricionista da Alimentar Consultoria.

Segundo ela, o alimento se contamina principalmente por ficar exposto a temperaturas inadequadas (10ºC a 60ºC), que permitem a proliferação dos microrganismos.

“É comum no dia da festa colocarmos a mesa com antecedência, e cada familiar trazer  um prato, ou encomendar alguma preparação em restaurantes e padarias, e em todas essas situações há exposição do alimento a temperaturas de risco, principalmente no nosso país onde a temperatura ambiente fica em torno os 30ºC. O alimento após ser preparado só é seguro se ficar apenas 30 minutos fora da temperatura adequada. Por isso, é importante colocarmos à mesa próximo a hora de cear”, afirma a especialista.

Outra recomendação se enquadra em situações de ter que levar um prato para casa de alguém. A nutricionista indica que o alimento seja transportado em um recipiente térmico e, ao chegar ao local, armazenado rapidamente na geladeira, e aquecido novamente na hora de servir.

Nesta época do ano, porém, a superlotação de geladeiras e outros compartimentos refrigerados também pode ser um dos maiores vilões, já que dificulta a circulação de ar frio em seu interior. A consequência, afirma Milene Tiellet, é o aumento do risco de contaminação graças a elevação da temperatura.

Conteúdos relacionados