Estácio abre inscrições para atendimento gratuito de fisioterapia para cadeirantes

Tratamentos que estimulam a autonomia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Tratamentos que estimulam a autonomia

Pessoas com lesão raquimedular paraplegia e que precisam de cadeiras de rodas para se locomoverem, podem se inscrever para atendimento gratuito na Estácio. Através do Crelame (Centro de Reabilitação de Lesados Medulares), o curso de Fisioterapia da instituição atenderá, preferencialmente, pacientes com lesão de até 18 meses.

O tratamento visa estimular a autonomia do paciente em suas tarefas diárias. Serão aplicados exercícios e estímulos padrão, com acompanhamento de fisioterapeutas e acadẽmicos. O programa pode durar de um a dois anos. Segundo o professor Leandro Hubner, coordenador do curso de Fisioterapia da Estácio e do Crelame, os pacientes são motivados a realizarem sozinhos as tarefas do dia-a-dia, como fazer a higiene corporal, andar de ônibus, dirigir e cumprir as tarefas domésticas.

Para o coordenador, “muitos pacientes não acreditam que são capazes de realizar certos movimentos e atividades, mas havendo o estímulo correto e a mudança de postura, todos ganham mais independência e qualidade de vida”. O professor Hubner destaca que existe uma troca riquíssima de experiência entre os pacientes durante os encontros, o que também contribui para o desenvolvimento de cada um deles, inclusive na esfera de direitos garantidos aos cadeirantes.

Os interessados no atendimento devem entrar em contato pelo telefone: (67) 3348.8842, de segunda à sexta-feira, das 15 às 18h.

Sobre o Crelame

O programa faz parte de um projeto de extensão que existe há quase 10 anos e visa atender a comunidade, além de ser campo de atuação para as pesquisas de iniciação científica da Instituição.

Os atendimentos são realizados às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h. As atividades são intensivas, compostas de alongamentos gerais, treino de equilíbrio de gatas, sentado e em pé com o uso de órteses na barra paralela, fortalecimento de MMSS com halteres, condicionamento cardiorrespiratório com cicloergômetro (bicicleta para braços), e seminários com temas direcionados a reabilitação dos pacientes, principalmente com a troca de experiências e informações.

Conteúdos relacionados

UPA em Campo Grande