Pular para o conteúdo
Saúde

Segunda dose da vacina contra o HPV será realizada em setembro nas escolas

A segunda fase da vacinação contra o vírus do Papiloma Humano para meninas de 9 a 11 anos acontece durante este mês
Arquivo -

A segunda fase da vacinação contra o vírus do Papiloma Humano para meninas de 9 a 11 anos acontece durante este mês

A segunda fase da vacinação contra o vírus do Papiloma Humano (HPV) para meninas de 9 a 11 anos acontece durante este mês nas escolas da rede estadual. Em março desse ano, 51.423 adolescentes dessa faixa etária receberam a primeira dose da vacina, o que representa 51,14% da meta, que era imunizar 80% de 100.548 adolescentes. O índice estadual, embora baixo, está acima do nacional, que é 50,11%.

De acordo com a coordenadora Estadual de Imunização, Isiane Queiroga, o Ministério da Saúde indica que a vacina seja oferecida nas escolas, para assim alcançar a meta. “A primeira dose aplicada em março não foi realizada diretamente nas escolas. No ano passado, a ação no ambiente escolar possibilitou excelentes coberturas vacinais na primeira etapa. O Ministério da Saúde deixou aberto aos municípios que fizessem como eles achassem melhor, nas unidades de saúde ou nas escolas. É sabido que quando a vacinação é diretamente nas escolas, a gente alcança um número bem maior do público-alvo”, disse. Ela lembrou que a vacina também pode ser encontrada normalmente em todas as unidades de saúde de referência no Estado.

Segundo a enfermeira do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Mayara, muitas mães e adolescentes estavam receosas sobre a vacina contra o HPV, devido a supostas reações adversas em meninas do estado de . O próprio Ministério da Saúde descartou a possibilidade de reações da vacina, e sim reação devido à ansiedade das meninas. “A vacina é completamente segura, e a segunda dose da vacina é fundamental para garantir a proteção da adolescente contra o HPV”, explicou Márcia.

A enfermeira lembrou também que agora têm direito à vacina contra o HPV as mulheres de 14 a 26 anos que vivem com o vírus do HIV. “O Ministério da Saúde resolveu incluir no público-alvo da vacina mulheres soropositivas, na faixa etária entre 14 e 26 anos. É importante lembrar que não é campanha, e sim uma intensificação para a segunda dose da vacina”, disse Márcia.

O objetivo da vacina contra o HPV no Brasil é evitar o câncer do colo do útero, reduzindo assim a incidência e a mortalidade pela enfermidade. A vacina é um excelente método de prevenção primária que proporciona uma maior proteção à infecção pelo HPV.

Vacina – É administrada por via intramuscular (injeção de apenas 0,5 ml em cada dose) e confere imunidade contra os tipos 6,11,16 e 18. Para receber a dose, a adolescente deve apresentar o cartão de vacinação com documento de identificação.

Cada uma deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose. A vacina HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação do PNI, sem interferências na resposta de anticorpos a qualquer uma delas.

A vacina contra o HPV apresenta eficácia de 98,8% contra o câncer de colo de útero, porém não substitui a realização do exame preventivo, o Papanicolau, nem o uso de preservativos.

HPV – É um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio da relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no parto. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os vírus 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero. Aproximadamente 0,5% das mulheres contaminadas pelo vírus desenvolvem o tumor. Se houver tratamento adequado, é possível prevenir a doença em 100% dos casos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Celebração de Corpus Christi homenageia padre indiano que evangelizou por 36 anos em Campo Grande

VÍDEO: Conheça o porco que produz carne vermelha similar à de boi

Dom Dimas destaca Eucaristia como pão da vida e da esperança em homilia marcante no Corpus Christi

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Com aeronave, bombeiros resgatam idoso com problemas respiratórios no Pantanal

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012

Cotidiano

Durante Corpus Christi, padre destaca criação da Pastoral das Favelas em Campo Grande

Pastoral de Favelas surgiu durante processo de redemocratização do Brasil

Esportes

Atlético de Madrid vence Seattle Sounders e vai decidir vaga no Mundial com o Botafogo

O resultado mantém o time espanhol vivo na briga por uma vaga

Trânsito

Motorista morto e passageira que ficou em estado grave na BR-463 são de Fortaleza

Mulher está internada em estado grave