Pular para o conteúdo
Saúde

Mercosul reduz em 75% preço de tratamento contra o HIV

 A redução se aplica ao antirretroviral darunavir
Arquivo -

 A redução se aplica ao antirretroviral darunavir

O e alguns de seus associados anunciaram nesta sexta-feira um acordo com laboratórios farmacêuticos que permitirá reduzir em 75% o preço de uma molécula para o tratamento do HIV/aids.

Além de , Argentina, Paraguai e Venezuela, os países do bloco, o acordo beneficia Chile, Bolívia, Peru e Suriname.

A redução se aplica ao antirretroviral darunavir, usado para o tratamento do HIV, segundo explicou María Gamarra, diretora de Relações Internacionais do Ministério da Saúde do Paraguai, país que exerce a presidência semestral do bloco.

O acordo contempla a aquisição em conjunto deste remédio e foi alcançado em uma cúpula de ministros da Saúde do Mercosul e países associados realizada hoje em Assunção.

No encontro, que foi antecedido por duas reuniões técnicas preparatórias, também foi analisado firmar futuros acordos com laboratórios para adquirir a preços mais acessíveis outras sete moléculas, três para o tratamento da hepatite C e outras quatro para o combate ao câncer.

Gamarra explicou que essas negociações ainda estão sendo realizadas e que o Mercosul informará dentro o resultado em até um mês.

A ideia, proposta por Argentina e Paraguai, conta com o apoio dos outros países mencionados por ser “um problema que todos têm nesta região: o acesso a remédios de alto custo”, disse Gamarra.

O grupo de trabalho do Mercosul formado especificamente para negociar compras conjuntas espera que o aumento de volume conceda mais poder de negociação aos países em relação aos laboratórios. Em uma segunda rodada serão feitas definições sobre a aquisição de remédios oncológicos de última geração.

O processo conta com a participação intermediária da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), que garantirá a transparência no processo de compra e na qualidade dos produtos.

“Esta é a face humana do Mercosul, embora seja dito que é apenas um tratado comercial, mas na saúde há muitos temas que precisam ser atendidos. Queremos que toda a população tenha acesso aos novos tratamentos”, explicou a funcionária paraguaia.

Quase metade das pessoas infectadas com HIV na América Latina recebe tratamento médico, o que a coloca entre as regiões em desenvolvimento mais avançadas do mundo no acesso a antirretrovirais, segundo dados da ONU-AIDS. 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista morre em acidente envolvendo carreta bitrem

Lideranças políticas de MS participam da Marcha dos Prefeitos

Com 259 casos confirmados em Campo Grande, distrito de Anhanduí enfrenta epidemia de dengue

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Paula Fernandes

Paula Fernandes revela que não sabia sobre ser ‘cancelada’: “Nunca entendi”

Últimas Notícias

Polícia

Motorista que levava 37 Kg de cocaína de Campo Grande a São Paulo é preso na BR-262

Os agentes abordaram um Citroen C3, na BR-262

Brasil

Motta anuncia formalmente grupo de trabalho da reforma administrativa

Os detalhes do GT começaram a ser ajustados na reunião de líderes

Esportes

São Paulo goleia para assumir 3ª colocação do Brasileiro Feminino

12ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino

Polícia

Motorista de caminhonete é baleado por ladrões em tentativa de assalto

Dois homens tentaram assaltar a vítima