Coxim retomará cirurgias eletivas no primeiro semestre de 2015

Serão oferecidas cirurgias ortopédicas, oftalmológicas, cirurgias gerais e ginecológicas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Serão oferecidas cirurgias ortopédicas, oftalmológicas, cirurgias gerais e ginecológicas

Uma equipe da Secretaria do Estado de Saúde esteve em Coxim no início de fevereiro para averiguar as demandas da microrregião da qual o município é sede, além fazer o levantamento dos equipamentos e grupo médico do município.

Coxim foi a primeira sede de microrregião visitada, em virtude da disponibilidade apresentada pelo prefeito Aluizio São José, em retomar as cirurgias eletivas e colocar em prática uma das promessas de campanhas do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) de realizar mutirões da saúde em Mato Grosso do Sul, pois é de conhecimento público que o setor da saúde é o gargalo de toda a administração, seja ela, municipal ou estadual.

Serão oferecidas cirurgias ortopédicas, oftalmológicas, cirurgias gerais e ginecológicas. De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Nelson Tavares haverá uma reestruturação das redes de saúde das 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul. “Esse é um compromisso que o governador Reinaldo Azambuja assumiu e nós vamos desenvolver em parceria com os municípios sede. Coxim foi o primeiro que nossa equipe visitou e tivemos uma excelente receptividade. Tudo leva a crer que a parceria será realizada. Vamos acertar as arestas e reestruturar a rede de saúde municipal para que após a realização dos mutirões as cirurgias possam ser realizadas nos municípios”, pontuou.

Desafogar os hospitais de Mato Grosso do Sul com a reestruturação da saúde priorizando o atendimento imediato à população é a meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em sua nova gestão. Nelson Tavares falou enfatizou o empenho da SES em reestruturar a rede de saúde do Estado disponibilizando os atendimentos de saúde de forma imediata à população, estrutura hospitalar e os mutirões de saúde.

De acordo com o secretário, a implantação dos mutirões de saúde será o maior passo dado pela SES para a reestruturação e fortalecimento da saúde em todo Mato Grosso do Sul. “Os mutirões têm como objetivo a reestruturação da rede em suas 11 microrregiões de saúde. Temos um passivo cirúrgico, que engloba ortopedia e oftalmologia, onde a rede pública não tem condições de suprir. Os mutirões servirão para diminuir este cenário tanto nos municípios polo (sede das microrregiões) e macrorregiões. Estamos mandando equipes para os municípios, faremos a capacitação e durante os mutirões vamos trabalhar para reduzir o déficit de atendimento seja ele de baixa ou média complexidade, monitorando a redução das filas e desse momento em diante evitar que elas voltem a se formar. A grande mudança começa nas prioridades. O governo não vai direcionar seus esforços em novas obras, mas sim no atendimento a população. Para isso a reestruturação dos serviços de saúde será fundamental”, disse o secretário.

A microrregião de Coxim é composta pelos seguintes municípios: Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde De Mato Grosso e Sonora, além de Coxim que é a sede da microrregião.  No total são cerca de 80 mil pessoas que serão beneficiadas com essa ação em conjunta entre o governo do Estado e a Prefeitura de Coxim por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o prefeito Aluizio São José, desde o primeiro contato que a Secretaria de Estado de Saúde, já colocou toda a sua equipe à disposição para que o quanto antes seja iniciado os trabalhos em Coxim, para atender não só a demanda do município, mas também da microrregião, formada pelas cidades de Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde De Mato Grosso e Sonora”.

O próximo passo agora, de acordo com a SES é estreitar o relacionamento é verificar a disponibilidade do quadro médico local, pois a intenção é utilizar mão de obra local, trazendo apenas os profissionais e/ou materiais que não estejam disponíveis no município. O retorno da equipe da Secretaria do Estado de Saúde está previsto para após o período do carnaval, com a intenção de que o mutirão seja realizado ainda no primeiro semestre deste ano. Após o mutirão, Coxim estará reestruturada para dar continuidade às cirurgias, evitando assim às longas filas de espera.

 

Conteúdos relacionados