Cientistas portugueses descobrem especificidades genéticas do vírus ebola
A novidade, segundo detalhou a UA em comunicado, está no método empregado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A novidade, segundo detalhou a UA em comunicado, está no método empregado
Um grupo de pesquisadores portugueses encontrou sequências de DNA específicas do vírus do ebola, uma descoberta que poderia ajudar no diagnóstico e tratamento da doença.
Raquel Silva, uma das cientistas que participaram da pesquisa, explicou à Agência Efe nesta segunda-feira que as sequências de DNA identificadas são “um bom alvo para focar o diagnóstico, e, do ponto de vista do tratamento, para investigar o desenvolvimento de anticorpos”.
O trabalho dos especialistas em biologia computacional da UA (Universidade de Aveiro), no norte de Portugal, foi publicado primeiro na revista “Bioinformatics”, no segundo trimestre deste ano, e agora está sendo divulgado por essa instituição.
Os cientistas compararam, com a utilização de computadores, as sequências de DNA do vírus, especificamente o que se alastrou por alguns países africanos em 2014, com o genoma humano, o que serviu para localizar as regiões específicas das sequências de DNA deste surto de ebola.
A novidade, segundo detalhou a UA em comunicado, está no método empregado, já que os procedimentos informáticos utilizados permitem descrever um genoma usando informação de outro genoma.
Raquel explicou que a equipe analisou todas as sequências disponíveis de diferentes espécies do vírus do ebola e encontrou as partes de DNA comuns a todas elas, e as específicas do surto atual.
A Universidade de Avieiro informou que os resultados obtidos terão que esperar que estudos adicionais em laboratório possam determinar sua eficácia.
O surto mais recente de ebola surgiu na Guiné, no final de 2013, e se estendeu por países como Serra Leoa, Libéria e Nigéria.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima, em seus dados mais recentes, que desde o surgimento do atual surto do vírus morreram mais de 11 mil pessoas e aproximadamente 27 mil casos foram diagnosticados.
Notícias mais lidas agora
- Após operação policial, bares da 14 cancelam shows musicais em ação de repúdio
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Motorista fura sinal vermelho, bate em carro e acaba derrubando poste em Campo Grande
- Delegado e investigadores são afastados após busca e apreensão sem mandado em hotel de MS
Últimas Notícias
Empresa receberá R$ 268,5 mil para fornecer material didático para professores de Rio Verde de Mato Grosso
Educadores fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais
Motorista invade calçada e derruba postes na Lagoa Maior em Três Lagoas
Segundo a policía, as marcas de pneus indicam que o veículo estava em alta velocidade
Prefeitura de Amambai adota o guarani-kaiowá como língua cooficial
Lei municipal prevê a adoção do guarani-kaiowá como língua cooficial, autorizando atendimentos e emissão de documentos no idioma de comunidade indígena.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.