Capital realiza pela segunda vez campanha do Dia do Portador de marca-passo

Nesta quarta-feira é comemorado o Dia do Portador de marca-passo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta quarta-feira é comemorado o Dia do Portador de marca-passo

Nesta quarta-feira (23), pelo segundo ano consecutivo, os profissionais credenciados pelo Deca (Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial) vão orientar a população de Campo Grande sobre o implante cardiovascular, já que nesta data é comemorado o Dia do Portador de marca-passo.

As orientações acontecerão pela manhã, a partir das 6h às 10h, no Estádio Belmar Fidalgo e, à tarde, no Comper do Jardim dos Estados, das 13h às 18h. “Nesse dia, a nossa missão é divulgar sobre o implante cardiovascular, explicar que o portador de marca-passo pode levar uma vida normal e orientar os seus parentes e amigos”, explica o cirurgião cardio-vascular Mauro Cosme Gomes de Andrade.

No ano passado, o médico Mauro Andrade mobilizou um grupo para atender no Terminal de Ônibus Bandeirantes e num shopping da Capital, com orientações sobre o dispositivo. Naquela ocasião, os números do Deca apontavam 300 mil pessoas portadoras de marca-passo no País. E, segundo o departamento, mais de três mil em Mato Grosso do Sul.

A quantidade de pessoas com o aparelho que regula os batimentos cardíacos, conforme observações médicas, vem aumentando em média de 18 mil casos por ano no Brasil. “Poucos sabem o que pode, o que não pode, quais os riscos e o que é lenda, em relação ao implante cardiovascular. Há inclusive casos de preconceitos e até de restrições aos portadores do marca-passo. Por isso, informar é tão importante e essa ação acontece simultaneamente em 30 cidades brasileiras”, explicou o médico Mauro Andrade.

Segundo a proposta do Deca, é buscar pessoas com mais idade para repassar o conhecimento sobre o assunto. “Então, decidimos amanhecer no Belmar Fidalgo, oferecendo cartilhas e explicando sobre o marca-passo. E, no período da tarde, esperamos encontrar os idosos e parentes, onde costumam freqüentar, no caso no supermercado do Comper”, esclareceu o organizador da campanha em Campo Grande.

Sobre o Deca

O Deca (Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular) é responsável pela área de implante de marca-passos, cardioversores desfibriladores implantáveis e ressincronizadores cardíacos no Brasil.

É a referência do Ministério da Saúde para normatização sobre indicações para os dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis. As normas e portarias que tratam sobre o credenciamento de serviços e autorização de profissionais médicos para implante desses tipos de dispositivos ou próteses, seja via SUS ou convênios particulares, também foram criadas e desenvolvidas pelo departamento.

Conteúdos relacionados