Ação de prevenção ao câncer de boca acontece nesta quarta-feira na Praça Ary Coelho

Conselho e Universidade vão diagnosticar lesões e dar dicas de autoexames

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Conselho e Universidade vão diagnosticar lesões e dar dicas de autoexames

Ação de prevenção ao câncer de boca realizada em 2014 (Foto: Divulgação/Assessoria)

A 2ª semana do mês de novembro é a “Semana de prevenção ao Câncer de Boca”. O CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) e profissionais da Universidade Anhanguera-Uniderp farão amanhã (11) uma ação de prevenção ao câncer de boca na Praça Ary Coelho, das 8h às 12h, em Campo Grande.

Um posto de atendimento será montado no local, onde a população passará por uma triagem com o objetivo de diagnosticar lesões cancerígenas. O atendimento gratuito também conta com uma blitz educativa, na qual profissionais e acadêmicos da odontologia darão dicas de autoexame.

“É o momento para alertarmos a população sobre o perigo do Câncer de Boca. Muitas vezes falta conhecimento das pessoas sobre essa doença, que pode até matar, mas que desde que diagnosticada precocemente tem cura”, destacou o presidente do CRO-MS, Francisco Grilo.

A lei municipal de prevenção ao câncer bucal é de 2009, de autoria do vereador Paulo Siufi (PMDB). A lei estadual é de2011 e de autoria da deputada estadual Dione Hashioka (PSDB).

Sobre a doença

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), somente em 2014 foram registrados 11.280 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 4.010 em mulheres. Tais valores correspondem a um risco estimado de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres.

Em 2013 foram registradas 7.144 mortes no Brasil, sendo 5.645 homens e 1.499 mulheres. 

Conteúdos relacionados