Inteligência Artificial transforma o transporte escolar em Ribas do Rio Pardo
Com o Olho Mágico, pais poderão acompanhar o trajeto dos veículos, garantindo mais segurança e tranquilidade.
Conteúdo de Marca –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ribas do Rio Pardo se destaca como pioneira ao implementar o Olho Mágico, um programa inovador e inédito em Mato Grosso do Sul que está revolucionando o transporte escolar em áreas rurais por meio de inteligência artificial e rastreamento da frota. A iniciativa, inédita no estado, combina tecnologia com gestão eficiente para oferecer mais segurança e tranquilidade para as famílias e bons resultados para a cidade.
O município, que é o terceiro maior em extensão territorial no estado, enfrentava desafios logísticos complexos no que tange o deslocamento dos alunos. Para cobrir a área de mais de 17 mil quilômetros quadrados, correspondente a 80% do território do estado de Sergipe – a cidade precisa dispor de uma rede de transporte ampla com linhas próprias e terceirizadas.
Para otimizar e melhorar a qualidade e segurança da complexa rede do transporte público escolar, a cidade está implementando um sistema inteligente de gestão, o chamado Olho Mágico.
Com o sistema, as rotas dos veículos foram reorganizadas com base em pontos de coordenadas geográficas, otimizando o atendimento a cada estudante de acordo com o local onde mora. Essa reformulação resultou em trajetos mais curtos, redução de custos e tem contribuído para o aumento na frequência escolar.
O Olho Mágico já está em fase avançada de implantação e, em breve, vai permitir às famílias acompanhar o deslocamento dos veículos escolares, reduzindo os riscos de que as crianças percam aulas por atrasos ou imprevistos no transporte.
“O sistema também informará aos pais quando o aluno chegar à escola e o horário da saída, dando mais segurança às famílias. Além de, gradativamente, reduzir, o tempo gasto pelo aluno no deslocamento escolar”, explica o prefeito da cidade, João Alfredo Danieze.
Outro diferencial do programa é o painel de monitoramento, que alerta automaticamente em caso de desvios de rota e assegura que o pagamento pelos serviços seja feito com base nos quilômetros efetivamente rodados. Isso garante maior transparência na gestão dos recursos públicos, além de economia significativa para o município.
O Olho Mágico já é referência em inovação, tendo sido apresentado no 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes. “Ribas do Rio Pardo está mostrando como a tecnologia pode beneficiar a população e os cofres públicos. Com menos faltas e maior pontualidade, a educação avança. Mais que um investimento em tecnologia, é um compromisso com a qualidade de vida e o futuro das nossas crianças”, conclui o prefeito.
Notícias mais lidas agora
- Campo Grande e outras 53 cidades de MS estão na rota de chuvas intensas no fim de semana
- Trabalhador rural morre em hospital depois ser atropelado pelo próprio caminhão
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
- Discussão com ônibus lotado motivou esfaqueamento na Coronel Antonino
Últimas Notícias
Acusada de traição, ex-BBB Sarah Aline expõe relacionamento abusivo com Rhudson Victor
Após Rhudson Victor a acusar de traição, Sarah Aline botou a boca no trombone e explicou a situação que causou o término do relacionamento
Chamariz de clientes, área kids é aposta de restaurantes em Campo Grande
Famílias levam em conta a área kids na hora de escolher o local da refeição
Consórcio Central-MS deve abrir licitação para compra de salas modulares
Chamamento foi publicado para municípios interessados em participar da licitação
Homem furta comércio por dois dias seguidos e ao retornar é detido por funcionários no Coophasul
Ele confessou os furtos e a intenção de um novo crime neste sábado (18)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.