De acordo com a Lei Federal 12.305/2010, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem realizar a logística reversa das embalagens de seus produtos, após o descarte pelos consumidores. No caso do Mato Grosso do Sul, essa obrigação está prevista no Decreto 15.340/2019, que regulamentou a quantidade mínima de embalagens que devem ser recuperadas e destinadas à reciclagem, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Para trazer clareza com o que se refere à logística reversa e seus encargos, a Pragma Soluções Sustentáveis realiza nesta segunda-feira, 17, às 17h (horário de Brasília) um evento online com os passos para regularização de forma eficiente, prática e sustentável. 

“O que vamos fazer na Live de hoje é explicar para as empresas quais são as obrigações que elas têm frente à logística reversa no país e, mais precisamente, no estado de Mato Grosso do Sul. A intensão é apresentar formas para elas se regularizarem por meio do ‘Programa Recupera', desenvolvido pela Pragma, que é um dos maiores projetos de logística reversa estruturante no país e o único presente em todos os estados brasileiros”, ressalta Dione Manetti, CEO da Pragma

A Pragma é especialista em logística reversa de embalagens pós-consumo e atua oferecendo soluções eficientes para empresas de diferentes portes, trabalhando prioritariamente em parceria com cooperativas e associações de catadores, recuperando materiais e resíduos com foco em diminuir seus impactos no meio ambiente. 

Quero Participar 

Nessa oportunidade, você conhecerá mais sobre o Programa Recupera, que é a primeira iniciativa estruturante de logística reversa a atuar em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.  “Junto conosco neste webinário estaremos com o Fabricio Soler, Advogado, um dos maiores especialistas do ponto de vista jurídico no tema da logística reversa no país, e teremos também o Fernando Bernardes, Diretor de Operações da Central de Custódia do Brasil, que é uma entidade que confere e valida os resultados do Programa Recupera”, avisa Dione Manetti.  

O evento é importante pois ele vai tratar das obrigações legais e de soluções da logística reversa para as empresas. Ele é voltado aos empresários, ou às pessoas que em suas empresas são responsáveis por este tema; é também de interesse daqueles que estudam a cadeia da reciclagem, como os coletores e também de servidores públicos que tem essa responsabilidade da recuperação de resíduos.  

Vale ressaltar que este é um evento específico voltado a questão do cumprimento das obrigações legais de logística reversa no MS, mas a Pragma Soluções Sustentáveis realiza outras atividades que ajudam as empresas a compreender melhor a pauta ambiental e a se reposicionar em relação aos temas da economia circular e no desenvolvimento de projetos que geram impactos positivos na sociedade. 

“Há um reposicionamento das grandes nações e companhias globais que entenderam que o tema dos resíduos, tanto é uma questão importante do ponto de vista econômico, por ser uma oportunidade de colaborar com o desenvolvimento e crescimento econômico, tanto como um tema fundamental para que a gente possa colaborar com a diminuição das mudanças climáticas no nosso planeta”, pontua Dione. 

Faça sua inscrição gratuita através deste LINK e visite a página da Pragma na (www.pragma.eco.br) e conheça as ações realizadas em favor do meio ambiente. No Instagram, siga @pragma.solucoes

Data: 17 de janeiro (segunda-feira)  
Horário de Brasília: 17h  
Transmissão via Zoom