Desde 2017, a ACOMASUL atua na defesa de pequenos empresários da construção em MS 
Diretoria da Acomasul BIÊNIO 2019/2020 (foto: divulgação)

Com o propósito de ser uma entidade que represente os pequenos empresários do ramo da Construção Civil de MS, a ACOMASUL (Associação dos Construtores de ) atua desde janeiro de 2017 e é responsável por quase metade dos financiados pelo programa “Minha Casa Minha Vida” (Casa Verde Amarela, atualmente). 

Devido à Portaria 570 do então Ministério das Cidades, que proibia a construção de imóveis financiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida em vias sem asfalto, a ACOMASUL conseguiu prorrogar os efeitos da Portaria com um trabalho exaustivo de mobilização entre as autoridades nacionais, locais e a imprensa. Os interesses da categoria dos pequenos empresários da construção civil conquistaram mais tempo para a adequação nas normas do Governo Federal, com o intuito de diminuir prejuízos financeiros e danos sociais. 

Desde 2017, a ACOMASUL atua na defesa de pequenos empresários da construção em MS 
Adão Castilho com vice-presidente Gustavo Shiota, com conselheiro administrativo Luciano Rufato, e com presidente do Sindimoveis, João Araújo (foto: divulgação)

O trabalho de defesa realizado pela ACOMASUL nos últimos quatro anos, incluiu protestos muito bem organizados e pacíficos, audiências públicas, e várias investidas a , onde teve contato com autoridades como Deputados Federais, Senadores, e Ministros, além de gestores da e Banco do Brasil. O presidente e um dos fundadores da ACOMASUL, Adão Castilho, revelou que a entidade em quatro anos virou referência porque não travou disputas com outras associações do segmento que estão no mercado há décadas.

“Ao contrário, a Associação procurou essas entidades para ganhar know how, para fazer parcerias, trabalhar em conjunto, e assim todos puderam se fortalecer já que o objetivo é o mesmo: buscar o desenvolvimento construtivo sustentável e com segurança jurídica”, afirma. 

Desde 2017, a ACOMASUL atua na defesa de pequenos empresários da construção em MS 
Adão Castilho – presidente da Acomasul (foto: divulgação)

Adão Castilho está em seu segundo mandato consecutivo. A partir do ano que vem, a ACOMASUL terá um novo presidente eleito, neste mês de dezembro. “Deixo a presidência da Associação com o sentimento de dever cumprido. Nesses últimos quatro anos, entreguei-me de corpo e alma na busca por melhores condições de trabalho para nossos associados construtores, corretores, lojistas, profissionais liberais como engenheiros e arquitetos”, diz Castilho. 

O presidente reforça que a ACOMASUL é hoje referência nacional de associação de pequenos construtores. “Temos o reconhecimento da imprensa e das autoridades aqui do estado e de Brasília. Conquistamos a credibilidade por meio de muito trabalho. Deixo a presidência da ACOMASUL mas jamais vou deixar de participar das batalhas que a Associação irá travar daqui pra frente”, pontua.